A pouco mais de dois meses para o fim da Segundona, com 13 jogos pela frente, o Atlético tem um trunfo significativo para arrancar e deixar para trás os concorrentes diretos pelo acesso à elite. Entre os oito primeiros colocados, é o time mais descansado, com os jogadores que, na média, estiveram menos tempo em campo nesta temporada – o levantamento é baseado nos 11 titulares de cada clube na 25.ª rodada.

CARREGANDO :)

No caso atleticano, são 22.376 minutos ao todo, ou 2.034 por jogador. Ou seja, uma média de pouco mais de 22 jogos por atleta no ano. Na comparação, o Goiás é o oposto perfeito, com 36 partidas para cada jogador. Minutos que, nesse momento crítico de definição de vagas, podem fazer toda a diferença a favor do Furacão.

"É uma vantagem clara para o Atlético. Se depender disso, o Atlético sobe [para a Primeira Divisão]", analisa o professor de fisiologia da UFPR, Sergio Gregorio. "Quanto mais o atleta joga durante o ano, maiores são as chances de lesão na reta final. O número excessivo de jogos impede que o jogador se recupere plenamente de um jogo para o outro e isso vai deteriorando a forma física do atleta", explica.

Publicidade

O próprio elenco atleticano é prova de que quantidade de jogos é inversamente proporcional a rendimento. Os principais destaques rubro-negros nas últimas rodadas são justamente quem menos esteve em campo em 2012. O atacante Marcelo é o menos desgastado, com 1.235 minutos no total. Na sequência, aparecem o lateral-esquerdo Pedro Botelho (1.721) e o meia Elias (1.768).

A própria formação do atual time titular do Atlé­­tico contribui. Como a equipe foi praticamente toda alterada durante a competição, alguns jogadores que foram contratados não vinham jogando regularmente.

Soma-se a isso ainda o fato de que o time comandado por Ricardo Drubscky é o mais jovem. O preço pago por uma temporada exaustiva é bem maior para atletas que superaram os 30 anos. E, no Rubro-Negro, todos os titulares estão abaixo dessa marca. Inclusive, entre os times do G8, é o que tem a menor média de idade: 23,6 anos.

Veja também
  • Manoel treina com bola, mas é dúvida para duelo com o Ceará
  • Atlético prepara teste final para o Ecoestádio no sábado
Publicidade