• Carregando...
Gerardo Martino vai comandar o conterrâneo Messi no Barcelona | EFE
Gerardo Martino vai comandar o conterrâneo Messi no Barcelona| Foto: EFE

A manchete dos principais sites esportivos da Espanha nesta quinta-feira é a contratação do técnico argentino Gerardo Martino, 51 anos, para comandar o Barcelona. O Marca, principal periódico de esportes do país, noticia que o treinador, que levou o Newell's Old Boys esse ano à semifinal da Libertadores - foi desclassificado pelo Atlético-MG - assinou contrato por três temporadas com o clube catalão. O As, de Barcelona, também noticia a contratação. Entretanto, a diretoria do Barça ainda não se pronunciou.

Martino vai assumir no lugar de Tito Villanova, que se afastou do clube semana passada para continuar o tratamento contra o câncer de garganta que o acomete desde 2011, quando era auxiliar de Pep Guardiola. Antes de fechar com o Barça, Martino foi procurado pelo Santos. O Peixe não o contratou porque o treinador pediu para assumir o time paulista apenas em janeiro.

Além de semifinalista da Libertadores, Martino também levou o Newell's ao vice argentino este ano. Conterrâneo de Messi - ambos nasceram na cidade de Rosário - Gerardo "Tata" Martino jogou 16 anos pelo clube do coração do melhor do mundo. A contratação, aliás, teve o aval de Messi.

Meio-campista talentoso, Martino foi comandado no Newell's por outro rosarino ilustre: o técnico Marcelo Bielsa. O novo treinador do Barça é discípulo do "El Loco", com quem, como jogador, foi vice da Libertadores de 1992, contra o São Paulo. Assim como Bielsa, o novo comandante "azulgrená" é metódico e estudioso, mas valoriza o futebol bem jogado, para frente, o que se encaixa com a filosofia do clube catalão.

Martino parou de jogar em 1996. Dois anos depois, começou a carreira em equipes menores do futebol argentino, até chegar ao Paraguai. No país guarani, ele conquistou sete campeonatos paraguaios com o Libertad e Cerro Porteño. Em 2006, tornou-se treinador da seleção paraguaia, com a qual chegou às quartas de final da Copa do Mundo de 2010 e ao vice da Copa América de 2011. O técnico argentino chega ao Camp Nou com seus auxiliares no Newell's, Jorge Pautasso e Adrián Coria, que dirigiu Lionel Messi nas categorias inferiores do clube de Rosário, além do preparador físico Elvio Paulo Rosso.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]