• Carregando...
Gerardo "Tata" Martino não tem experiência como treinador no futebol europeu | Bernardino Avila / EFE
Gerardo "Tata" Martino não tem experiência como treinador no futebol europeu| Foto: Bernardino Avila / EFE

O Barcelona confirmou nesta terça-feira (23) a contratação do técnico Gerardo Martino para substituir Tito Vilanova, como vinha sendo informado pela imprensa espanhola. O clube catalão informou que o acerto com o treinador argentino vale por duas temporadas.

De acordo com o Barça, os detalhes sobre a chegada de Martino serão definidos "nas próximas horas". Ele deve viajar da Argentina para a Espanha, onde assinará contrato e, posteriormente, será apresentado.

Vilanova deixou o comando do time na sexta-feira, depois de uma nova recaída do câncer na garganta. Assim, o Barcelona teve de buscar um substituto para o treinador. Inicialmente, Luis Enrique, ex-jogador do clube, havia surgido como principal favorito ao cargo.

Apesar de não ter experiência como treinador na Europa, Martino, de 50 anos, tem como trunfo o apoio recebido do astro Lionel Messi. Ele deve chegar ao Barcelona acompanhado do seu assistente técnico no Newell's Old Boys, Jorge Pautasso, e do preparador físico Elvio Paulo Rosso.

Como técnico, em 2010 Martino levou o Paraguai às quartas de final da Copa do Mundo pela primeira vez. No seu último trabalho, no Newell's, iniciado em 2012, faturou o título do Torneo Final do Campeonato Argentino neste ano e conduziu o clube até as semifinais da Copa Libertadores, sendo eliminado pelo Atlético-MG nos pênaltis. Quando deixou o comando do clube argentino, chegou a negociar com o Santos.

Martino será o quarto argentino a comandar o Barcelona. Antes, o clube foi dirigido por Helenio Herrera (1958 a 1960, 1980 e 1981), Roque Olsen (entre 1965 e 1967) e Cesar Luis Menotti (entre 1983 e 1984). Ex-jogador, Martino atuou profissionalmente entre 1980 e 1996, incluindo uma curta passagem, em 1991, pelo espanhol Tenerife, das Ilhas Canárias. Agora, está de volta ao futebol espanhol para o mais importante trabalho da carreira.

O treinador argentino vai dirigir um elenco de inquestionável potencial ofensivo, com Messi e Neymar, mas que recentemente sofreu com problemas na defesa. Assim, a aplicação tática, uma marca das suas equipes, consideradas equilibradas e disciplinadas, também fortaleceram o seu nome.

O Barcelona foi campeão espanhol na última temporada, com a maior pontuação da sua história - 100. Mas oscilou em alguns momentos e foi humilhado pelo Bayern de Munique ao ser eliminado com um placar agregado de 7 a 0 nas duas partidas semifinais da Liga dos Campeões da Europa.

Esse revés provocou questionamentos sobre um possível fim de ciclo do Barcelona, que faturou quatro títulos do Campeonato Espanhol e duas edições da Liga dos Campeões nos últimos cinco anos - sob o comando de Pep Gaurdiola e depois Tito Vilanova. Assim, o grande desafio de Martino será devolver a solidez defensiva ao time, manter o estilo de jogo vistoso e ganhar mais títulos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]