• Carregando...
Marquinhos comemora gol sobre o campeão Cruzeiro | Pedro Vilela/Folhapress
Marquinhos comemora gol sobre o campeão Cruzeiro| Foto: Pedro Vilela/Folhapress

O Bahia mostrou raça e venceu o campeão Cruzeiro, por 2 a 1, em pleno Estádio Mineirão, em Belo Horizonte, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Num jogo que marcou a entrega da taça pelo tricampeonato da equipe mineira e que contou com 48.112 pessoas na torcida, o time baiano foi valente e, com o resultado afastou qualquer possibilidade de rebaixamento à Série B.

Os gols do Bahia, que chegou aos 48 pontos ganhos e subiu para a 12ª posição, foram marcados por Marquinhos Gabriel e Anderson Talisca. Vinícius Araújo fez o gol do Cruzeiro, que tem 75 pontos e já tem garantido o título do Brasileirão.

Na próxima rodada, o Cruzeiro tem pela frente o Flamengo fora de casa. O Bahia, por sua vez, receberá, na Arena Fonte Nova, o Fluminense, em jogo que poderá rebaixar a equipe carioca para a Série B.

O jogo

Com menos de 10 minutos de jogo, o Cruzeiro teve uma baixa importante. Tudo porque, aos 3, o meia Ricardo Goulart teve um choque violento contra o goleiro Marcelo Lomba, do Bahia num lance no qual a partida já estava parada, depois da marcação de impedimento do ataque da equipe mineira.

A primeira grande oportunidade de gol do jogo foi do Bahia. Aos 9 minutos, o centroavante Fernandão chutou rasteiro de fora da área e obrigou o goleiro Fábio a espalmar para fora.

O jogo era bom e, para surpresa de muitos, o Bahia abriu o marcador aos 14 minutos. Depois de um lindo passe de Wilian Barbio, Marquinhos Gabriel invadiu a área e tocou com categoria para o gol, calando momentaneamente o festivo Mineirão.

Depois do gol dos visitantes, o Cruzeiro, motivado pela torcida, passou a pressionar bastante o Bahia. Os mineiros encurralaram o adversário em seu campo de defesa, mas sem lances agudos de gol.

Aos 36, a torcida e a equipe cruzeirense reclamaram a marcação de um pênalti que poderia parecer claro para quem estava no estádio. As câmeras de TV, no entanto, deixaram nítida uma simulação do atacante Dagoberto, que se jogou na pequena área, quando tentava se livrar do zagueiro Titi.

Não bastasse a saída prematura do meia Ricardo Goulart, o Cruzeiro teve outra baixa aos 37 minutos. Com dores na perna, Everton Ribeiro foi substituído por Júlio Baptista.

Logo na sequência, aos 39, o Cruzeiro teve incrível chance de empatar, depois que o volante Souza apareceu livre na pequena área e cabeceou. A bola passou raspando a trave e foi para fora.

Na volta ao segundo tempo, o Cruzeiro mostrou que continuava empenhado em evitar que o Bahia estragasse a sua festa. Logo aos 2 minutos, numa jogada de ataque envolvente, Borges tocou para Julio Baptista, que chutou para fora, mas assuntou a torcida visitante.

Aos 8, na cara do gol, Borges teve excelente chance de empatar. O centroavante, entretanto, chutou também para fora, por cima do gol. O Cruzeiro pressionava e, aos 17, Julio Baptista cabeceou com perigo, obrigando Marcelo Lomba a fazer mais uma importante defesa, espalmando para fora.

De tanto pressionar, o Cruzeiro chegou ao gol aos 39 minutos. Depois de cobrança de escanteio, o zagueiro Bruno Rodrigo cabeceou fortemente e Marcelo Lomba defendeu em cima da linha. No rebote, o atacante Vinícius Araújo, que havia entrado no lugar de Borges, empurrou para o gol: 1 a 1, para delírio de quase 50 mil pessoas.

Quando a torcida cruzeirense já comemorava a vitória no jogo da taça, o Bahia voltou a estragar a festa, aos 44 minutos. Depois de boa jogada do atacante Souza, que havia entrado no lugar do centroavante Fernandão, a bola sobrou para Anderson Talisca chutar meio sem jeito para o gol, mas o suficiente para enganar Fábio e a bola seguir para o fundo das redes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]