Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
brasileiro

Clube que atrasar salário perderá ponto no Brasileirão. Mas só se jogador denunciar

Procedimento é adotado desde o ano passado no Campeonato Paulista, mas nenhum clube foi punido por falta de denúncia

A faixa dos jogadores do Coritiba denunciando salário atrasado  no Atletiba do Brasileiro passado: este ano, medida seria passível de perda de ponto. | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
A faixa dos jogadores do Coritiba denunciando salário atrasado no Atletiba do Brasileiro passado: este ano, medida seria passível de perda de ponto. (Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo)

Em reunião nesta segunda-feira (2) com clubes e alguns deputados convidados, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) anunciou que irá adotar uma medida para punir clubes que não pagarem salários de seus jogadores. As equipes inadimplentes deverão perder pontos no Campeonato Brasileiro.

A regra deve ser aplicada de forma idêntica ao que se pratica atualmente no Campeonato Paulista. Para que a pena seja aplicada, os jogadores precisam denunciar seus empregadores. Em São Paulo a medida não tem funcionado.

Santos e São Paulo, além de clubes do interior do Estado tiveram atrasos de salários em 2014, mas não foram punidos por falta de denúncias.

Nos últimos anos, o Campeonato Brasileiro teve casos de queixas de salários atrasados. Em 2013, o elenco do Náutico chegou a ameaçar greve, já que jogadores não estavam recebendo. Em 2014, jogadores do Coritiba entraram com uma faixa protestando contra salários atrasados – o que, na nova regra, poderia ser encarado como denúncia.

A adoção da regra é uma das medidas adotadas para que a renegociação das dívidas fiscais dos clubes com a União saia do papel. A ideia é que os deputados votem o projeto de lei que trata do tema nesta semana. Parlamentares como Rodrigo Maia (DEM-RJ) estiveram presentes na reunião da CBF.

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.