A faixa dos jogadores do Coritiba denunciando salário atrasado no Atletiba do Brasileiro passado: este ano, medida seria passível de perda de ponto.| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Em reunião nesta segunda-feira (2) com clubes e alguns deputados convidados, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) anunciou que irá adotar uma medida para punir clubes que não pagarem salários de seus jogadores. As equipes inadimplentes deverão perder pontos no Campeonato Brasileiro.

CARREGANDO :)

A regra deve ser aplicada de forma idêntica ao que se pratica atualmente no Campeonato Paulista. Para que a pena seja aplicada, os jogadores precisam denunciar seus empregadores. Em São Paulo a medida não tem funcionado.

Veja também
  • Primeiro Atletiba do Brasileirão será em junho, na nova Arena
Publicidade

Santos e São Paulo, além de clubes do interior do Estado tiveram atrasos de salários em 2014, mas não foram punidos por falta de denúncias.

Nos últimos anos, o Campeonato Brasileiro teve casos de queixas de salários atrasados. Em 2013, o elenco do Náutico chegou a ameaçar greve, já que jogadores não estavam recebendo. Em 2014, jogadores do Coritiba entraram com uma faixa protestando contra salários atrasados – o que, na nova regra, poderia ser encarado como denúncia.

A adoção da regra é uma das medidas adotadas para que a renegociação das dívidas fiscais dos clubes com a União saia do papel. A ideia é que os deputados votem o projeto de lei que trata do tema nesta semana. Parlamentares como Rodrigo Maia (DEM-RJ) estiveram presentes na reunião da CBF.