• Carregando...

O futebol mineiro está próximo de completar um ano mágico. Após o Atlético-MG ter sido campeão da Libertadores, o Cruzeiro está disparado na liderança do Brasileiro e pode confirmar hoje ou na próxima rodada o título por antecipação. Não é de hoje. A Gazeta do Povo relembra cinco feitos do futebol mineiro.

5 A, B, C e D – é o único estado com títulos em todas as divisões. Nenhuma outra federação venceu todas as séries do Brasileirão. A saber: A (Cruzeiro e Atlético), B (Villa Nova, Uberlândia, América e Atlético), C (América) e D (Tupi).

4 Pioneiro – o Atlético-MG, com o atacante Dadá Maravilha e o técnico Telê Santana, venceu o primeiro Brasileirão, em 1971, e permaneceu como primeiro vencedor até a CBF unificar a lista de campeões com a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa.

3 Sonho azul – na Taça Brasil de 1966, o Cruzeiro de Raul Plassmann, Piazza, Dirceu Lopes e Tostão venceu a final sobre o Santos de Pelé. Foram duas vitórias: 6 a 2 e 3 a 2. Com a unificação dos títulos, este passou a ser o primeiro Brasileirão Celeste, sendo o segundo o de 2003.

2 Três libertadores: o futebol mineiro tem três títulos da Libertadores, atrás apenas de São Paulo (8) e Rio Grande do Sul (4). Os dois primeiros foram com o Cruzeiro, em 1976 e em 1997. O Galo conquistou a taça mais importante da América do Sul em 2013.

1 Pelé – Minas Gerais é um celeiro de craques. É uma lista estelar que tem jogadores consagrados como João Leite, Dirceu Lopes, Éder Aleixo, Edivaldo, Euller, Evair, Fred, Gilberto Silva, Heleno de Freitas, Hércules, Perácio, Reinaldo, Paulo Isidoro, Saulo, Telê Santana, Toninho Cerezo, Piazza e Tostão. O mais ilustre deles nasceu em Três Corações e atende por Pelé, o maior jogador de todos os tempos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]