| Foto: Jefferson Bernardes/Vipcomm

"Das coisas menos importantes da vida, o futebol é a mais importante." A frase, de autor desconhecido, tem sido difundida pelo jornalista Geneton Moraes Neto, torcedor do Sport Recife. Além de citá-la em alguns artigos, ele até a utilizou para ilustrar um de seus livros — Dossiê 50 – Os Onze Jogadores Revelam os Segredos da Maior Tragédia do Futebol Brasileiro (Editora Objetiva, Rio de Janeiro, 2000). Faz sentido.

CARREGANDO :)

Pode parecer exagero. Mas para quem vê um fundo de verdade na afirmação, fica bem fácil dizer que neste fim de semana inicia-se algo (talvez) supérfluo, mas com a façanha de monopolizar as noites de sábado e as tardes de domingo – para ficar nos períodos mais sagrados. Até 6 de dezembro, data da última rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, vai ser assim.

O Nacional deste ano facilita tal raciocínio. Nenhuma mudança no regulamento, a mesma fórmula de disputa dos últimos seis anos, a certeza de que vencerá o melhor.

Publicidade

São 20 clubes, quatro vagas na Libertadores, oito para a Copa Sul-Americana e mais quatro agonizando com a tragédia do rebaixamento. Aliás, a queda para a Série B combina com a frase disseminada por Geneton — vide a tentativa de suicídio de um torcedor do Vasco em 2008.

Com a certeza de que essa escala de importâncias está de fato exata, a Gazeta do Povo faz sua parte com a publicação desse guia especial do Brasileirão. O jornal traz todos os detalhes da principal competição de clubes do país – com ênfase para os clubes paranaenses. São 24 páginas, sete delas destinadas à Segunda Divisão.

Divirta-se, pois – a partir de hoje — o futebol vai estar ainda mais entre as prioridades do dia a dia.