• Carregando...
Rio Branco vai disputar as quartas d e final do Paranaense. | Antônio More/Gazeta do Povo
Rio Branco vai disputar as quartas d e final do Paranaense.| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

Agora garantido nas quartas de final do Paranaense, o Rio Branco comemorou a decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) que puniu o J. Malucelli nesta quinta-feira (6) e ‘promoveu’ o time de Paranaguá para a fase mata-mata.

“Eu acho que se fez justiça. Não dava para imaginar que o J. Malucelli não perdesse os pontos. E com a perda desses pontos, o Rio Branco tem direito à vaga entre oito colocados”, diz o presidente Thiago Campos.

VÍDEO: Equipe da Gazeta do Povo comenta a bagunça no Estadual

Cascavel estuda brigar na Justiça após decisão do STJD: “Regras para quê?”

Leia a matéria completa

O Rio Branco terminou a primeira fase do Estadual em nono lugar. Por isso, com a exclusão do J. Malucelli, a equipe subiu para a oitava posição e ganhou uma vaga nas quartas do final. O regulamento prevê o confronto do 8.º lugar contra o 1.º lugar no mata-mata, ou seja, Rio Branco x Paraná. No entanto, o STJD colocou o Leão da Estradinha diretamente na vaga do J. Malucelli para enfrentar o Londrina.

“Nós queríamos enfrentar o Paraná. Isso foi defendido pelo nosso advogado no caso, pois entraríamos na 8.ª colocação com a eliminação do Jotinha. Mas essa decisão não cabe a nós e temos que acatar o que o STJD determinou. Eu também não posso tirar o direito dos outros clubes reclamarem da decisão, mas isso não cabe ao Rio Branco”, analisa Campos.

Atlético espera jogar contra o Paraná: “Não temos calendário”, diz Sallim

Leia a matéria completa

Entenda o caso Getterson, que causou a punição ao J. Malucelli

No dia 21 de fevereiro, o J. Malucelli foi punido pelo TJD-PR com a perda de 16 pontos pela escalação irregular de Getterson nas três primeiras rodadas. Segundo a Federação Paranaense, o jogador não estava inscrito no Boletim Informativo Diário da CBF e não poderia ter atuado nestes jogos.

Mas o clube recorreu da decisão e conseguiu uma liminar suspendendo a punição no próprio TJD-PR. A procuradoria do Tribunal recorreu ao STJD, que só analisou o caso após os jogos de ida das quartas de final. Clubes do interior ainda tentaram barrar que as quartas fossem realizadas antes da sentença final no STJD, mas tiveram o pedido negado pelo próprio Superior Tribunal.

Na quinta-feira (6), o STJD sentenciou o J. Malucelli culpado pela escalação de Getterson com a perda de 16 pontos. Por questões protocolares, cabe à Federação Paranaense de Futebol (FPF) decretar o rebaixamento do Jotinha. Com isso, o Toledo deve ser salvo da queda.

Mas a decisão afeta diretamente o chaveamento dos confrontos das quartas, pois com a saída do J. Malucelli, os duelos entre 1.º até o 8.º colocado seriam modificados. Mas o STJD entendeu que classificar o Rio Branco diretamente na vaga do J. Malucelli para enfrentar o Londrina é a melhor solução. O restante dos jogos mata-mata segue sem alteração.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]