i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Paranaense

Alegria forasteira: visitantes encaminham vagas para semifinal

Empate no jogo de volta garante Paraná, Londrina e Maringá na próxima fase; Coritiba pode até perder

  • PorDiego Ribeiro
  • 16/03/2014 21:05
Lance do jogo entre Paraná e Atlético no Ecoestádio | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Lance do jogo entre Paraná e Atlético no Ecoestádio| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

O início dos mata-matas do Paranaense-2014 foi marcado pelas vitórias dos visitantes. Coritiba, Paraná, Maringá e Londrina levaram vantagem sobre os mandantes Rio Branco, Atlético, Prudentópolis e J. Malucelli, respectivamente, e deixaram os duelos das quartas de final encaminhados.

INFOGRÁFICO: Veja qual a situação das quartas de final do Paranaense

O Coxa poderá até perder (provavelmente no sábado) no Couto Pereira para o Leão da Estradinha, pois venceu ontem o time do Litoral, em Paranaguá, por dois gols de diferença (2 a 0). Os tricolores – que bateram, ontem, os rubro-negros no Ecoestádio (2 a 1) – conquistam o direito de avançar com um empate na partida da Vila Capanema, domingo, com apenas paranistas na arquibancada.

A festa forasteira do mata-mata começou no sábado, quando os maringaenses bateram o Prude, no Newton Agibert (4 a 3). Na sequência, no mesmo dia, o Tubarão derrotou o Jotinha no Ecoestádio (2 a 1).

Caso algum time dê o troco no rival, o critério de desempate será o saldo de gols na somatória dos dois confrontos. Se persistir a igualdade, a vaga na semifinal será definida em cobranças de pênalti.

Além dos benefícios dos vencedores, os jogos terão um contorno a mais para acirrar a disputa final. Os pontos continuam sendo acumulados aos da fase inicial e quem chegar à frente até a última fase terá o direito de decidir em casa.

Portanto, se Tubarão vencer o Jotinha e o restante das equipes empatar, no próximo fim de semana, por exemplo, o Londrina já poderá decidir em casa novamente na próxima fase. A lógica do regulamento segue a mesma até a final. O Paraná continua como líder até agora com 21 pontos.

A abertura das quartas também sinalizou para a volta da tradição do interior. Londrina e Maringá representam os principais centros de futebol fora da capital. Apesar de estreante no Paranaense, o time da Cidade Canção defende o município que já foi sede do tricampeão estadual Grêmio Maringá (1963, 1964 e 1977). O também tricampeão Londrina (1962, 1981 e 1992) volta para casa a um passo da semifinal.

Pelo torneio da morte, disputa que define os dois rebaixados, o Toledo superou o Cianorte, em Cianorte, por 1 a 0, e o Operário venceu, em Ponta Grossa, o Arapongas por 1 a 0. Nesta competição os times jogam em turno e returno.

Clique aqui e confira o infográfico em tamanho maior

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.