Método de treinamento usado pela Alemanha na Copa do Mundo de 2014 serve de inspiração para o Atlético em 2015.| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

O Atlético está apostando alto para produzir um time preparado fisicamente para qualquer desafio. É o que a diretoria espera ao investir no método utilizado pela empresa americana Exos, criada pelo preparador físico da seleção alemã, Mark Verstegen.

CARREGANDO :)

Cinco profissionais da empresa dão expediente diariamente no CT do Caju, inclusive o ex-preparador físico do Bayern de Munique, Marcelo Lins Martins. É ele quem coordena a implementação do sistema no Furacão.

A metodologia consiste em um programa de treinamentos baseado na integração de várias disciplinas do futebol, como nutrição, fisiologia, fisioterapia e psicologia, todas voltadas ao aprimoramento físico. Primeiro são realizados levantamentos sobre os padrões de movimentos típicos do futebol e de determinada equipe.

Publicidade

“É um método que te tira da sala de musculação. Lá você visa apenas o músculo. Com o sistema FMS [Sistema de Movimento Funcional] você visa o padrão de movimento e, consequentemente, a melhora do músculo”, afirmou Sérgio Souza, professor da 4Perform, especialista certificado pela Exos.

Veja também
  • Petraglia é suspenso por 30 dias por confusão no clássico com o Paraná
  • Weverton pede ajuda a vítimas de enchente no Acre
  • Das seis contratações do Atlético para 2015, só um jogador é titular
  • Atlético utilizará o time principal contra o líder Jotinha
  • Intervalo: Veja quanto vale a Copa do Brasil

A cobaia atleticana do novo sistema foi o atacante Douglas Coutinho. Negociado com o Doyen Group, fundo de investidores de Malta, o jogador esteve prestes a ser negociado com o futebol europeu. Contudo ,um dos fatores que pesou para sua permanência por mais seis meses, até a janela de transferências internacionais de início de temporada, foi esse trabalho desenvolvido desde dezembro.

Mark Verstegen disse ao The New York Times que o trabalho individualizado é a chave do sucesso do método. “A precisão é muito importante. Se eles estão um pouco fora em seus movimentos em qualquer dia especial, nós corrigimos as coisas imediatamente. É como correr um programa antivírus no computador. Você quer se livrar do lixo e manter os movimentos precisos”, disse.

“O cara que quiser ter sucesso e se tornar um profissional de alta performance, tem de pensar 24 horas em ser um atleta de alta performance. Precisa de disciplina”, comentou um profissional ligado à diretoria atleticana que preferiu não se identificar.

Publicidade

O Atlético tem cruzado os dados que já possui pelas tabulações pelo programa de computador Wyscout com os resultados colhidos pela Exos para preparar e até dispensar jogadores que não obtenham os resultados esperados.