• Carregando...
Federação Paranaense se exime de decidir se o Atletiba será de torcida única | Daniel Derevecki/ Gazeta do Povo
Federação Paranaense se exime de decidir se o Atletiba será de torcida única| Foto: Daniel Derevecki/ Gazeta do Povo

Atlético

Artilharia democrática envolve 15 jogadores

Com as constantes mudanças promovidas pelo técnico Juan Carrasco, o Atlético democratizou a sua artilharia: 15 jogadores foram responsáveis pelos 46 gols do clube no Estadual. O goleador da equipe é Bruno Mineiro, com oito gols no primeiro turno, mas que ainda está zerado na segunda volta do campeonato. O sucesso na pontaria não é garantia de titularidade. Na vitória sobre o Arapongas, dos 15 atletas que já marcaram, 8 não começaram jogando. Os escalados Manoel, Deivid e Ligüera ainda não balançaram as redes no returno. Já Guerrón foi titular em quatro dos nove jogos desta fase e marcou cinco vezes – a última delas no domingo. (AB)

Coritiba

Lateral direita é a dúvida para enfrentar o rival

O técnico Marcelo Oliveira terá de quebrar a cabeça para definir o camisa 2 coxa-branca no Atletiba. Tudo depende da reavaliação médica hoje do lateral-direito Jonas e do volante Gil, que já foi improvisado na posição. O primeiro ficou de fora na última rodada por causa de dores no pé esquerdo e o segundo foi substituído ao reclamar de uma lesão no quadril. O problema piorou ontem com a confirmação da ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho direito de Jackson. Ele deve ficar de seis a oito meses longe dos gramados. (RM)

Uma ou duas torcidas. Sem uma decisão sobre quem poderá ir ao Alto da Glória para o Atletiba deste domingo, há pouco que se possa fa­­zer para montar o esquema de se­­gurança e de organização do clássico. O proble­­ma é que ninguém assume a responsa­­bilidade de decretar se os rubro-negros terão direito a acompanhar o jogo na casa do rival.

No primeiro turno, com mando atleticano, apenas os donos da casa tiveram acesso ao estádio. A expectativa é que a medida fosse repetida nesta segunda parte da competição.

Os clubes são os únicos que falam a mesma língua no atual cenário. Ambos pre­­tendem cumprir o acordo verbal que previa os dois Atletibas com torcida única. No empate sem gols na Vila Capanema, 5,3 mil pagantes apoiaram o Rubro-Negro. "O que está combinado não é caro. Não somos contra o torcedor atleticano e sim a favor do que foi acordado pelos dois dirigentes [Mario Celso Petreglia, presidente rubro-negro, e Vilson Ribeiro de Andrade, presidente alviverde]", diz o vice-presidente do Coxa, Ernesto Pedroso, sobre colocar apenas fãs alviverdes no Alto da Glória neste domingo. "Caso exista uma final, a história é outra", adianta. Segundo a assessoria de imprensa, o Furacão também tem a intenção de manter o trato fechado para o clássico no primeiro turno.

Caberia então à Federação Paranaense de Futebol (FPF), organizadora do campeonato, dar o aval para o trato firmado em fevereiro. A entidade, porém, se exime de responsabilidade no assunto. "Quem fez isso [torcida única] foi o Ministério Público, a federação não foi nem convocada para a reunião", reclama o vice-presidente da FPF, Amilton Stival, tentando justificar o silêncio da instituição.

Em fevereiro, no entanto, a promotoria do Ministério Público foi a única parte a discordar da decisão de ter apenas uma torcida no estádio, por considerar a medida uma transgressão ao Estatuto do Torcedor. Desta vez, só pretende se manifestar após a reunião entre PM, clubes e torcidas organizadas. Evento que também não está garantido, já que a polícia militar, que tradicionalmente convoca o encontro, não confirma nem se ele será realizado.

Origem

A proposta de negar a entrada dos visitantes nos dois clássicos foi apresentada por Atlético e Coritiba à PM. Com a justificativa de garantir a segurança na cidade no duelo do primeiro turno, em plena Quarta-Fei­­ra de Cinzas, a proposta acabou bancada pelas autoridades e vingou, homologada pela federação.

PreparaçãoDuelo decisivo não altera agenda pré-clássico

Até parece mais uma partida comum, ao menos na agenda pré-jogo. O Atletiba de domingo pode decidir o Paranaense, mas tanto Atlético como Coritiba retornam aos treinos hoje sem grandes mudanças na programação. Até o contato com a imprensa, algo temido normalmente pelos clubes em semana de clássico, não teve muitas alterações.

No caso atleticano, a única vez que os jogadores e o técnico Juan Ramón Carrasco falarão aos microfones será na quinta-feira pela manhã. Um único contato com os jornalistas em sete dias já tinha ocorrido quando o Furacão teve uma semana cheia de treinamento há cerca de um mês. Em campo, Bruno Mineiro, recuperado de um choque na partida contra o Cianorte há quatro rodadas, e Paulo Baier, que tem sido poupado de alguns jogos, podem aparecer como novidades na equipe titular.

Do lado coxa-branca, também na segunda semana só para treinos no ano e sem precisar desviar atenção com os confrontos pela Copa do Brasil, os jogadores vão falar à imprensa amanhã. Na sexta-feira, além dos atletas, será a vez de o técnico Marcelo Oliveira argumentar o que pensa para o Atletiba. Porém, manterá o hábito de fechar o treino, que não poderá ser registrado pelos fotógrafos e cinegrafistas.

No aspecto motivacional, de acordo com a assessoria de imprensa atleticana, não está programada nenhuma palestra específica. Já no Alviverde, o consultor na área de mobilização de grupo Evandro Mota falará para os jogadores hoje, após o treinamento. O foco será na importância da qualidade da preparação para um confronto decisivo. (AB e RM)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]