Rafhael Lucas corre para comemorar o primeiro gol do clássico.| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

Gravado na história pela aproximação inédita entre as diretorias fora de campo, o Atletiba 362 acentuou, como sempre, a eterna rivalidade entre os maiores clubes do estado. Ao apito inicial, a trégua proposta nos bastidores acabou sem nenhuma piedade alviverde. Dois gols em 19 minutos, domínio claro e sensação de que o placar podia registrar uma goleada diante de um adversário atordoado. Resultado que leva o Coritiba aos 12 pontos, um a menos que o líder J. Malucelli. O Atlético demorou para se recobrar, mas não conseguiu se impor e muito menos amenizar a fragilidade no Alto da Glória.

CARREGANDO :)

Com o resultado, o Rubro-Negro chegou a 14 jogos sem bater o rival fora de casa e igualou um jejum amargado entre 1977 e 1981, quando quase todos os jogos eram disputados Couto Pereira. O último triunfo rubro-negro recente no Alto da Glória foi o da primeira fase do Paranaense de 2008. Desde então são dez vitórias alviverdes e quatro empates.

O segredo do triunfo alviverde deste domingo (22) foi exatamente o que o técnico Marquinhos Santos não quis revelar na emblemática entrevista conjunta com os presidentes Rogério Bacellar e Mário Celso Petraglia, os jogadores Leandro Almeida e Matteus e seu colega desde a época em que trabalhavam em Minas Gerais, Marcelo Vilhena. Fez certo.

Publicidade

As três mudanças promovidas no time garantiram uma ampla superioridade do Coritiba. Rosinei por lesão, Pedro Ken e Mazinho, por opção, deixaram o time para a entrada de Welinton, Wellintgon Paulista e Alan Santos. O ex-santista estreou bem no clássico. Foi ele quem começou a jogada que passou por Carlinhos até chegar para artilheiro Rafhael Lucas abrir o placar aos 9 minutos: o quinto gol em cinco jogos. Depois, o próprio Alan Santos só precisou empurrar para as redes após uma cobrança de falta do ex-atleticano e aniversariante do dia João Paulo, aos 19.

“Jogamos muito bem, muito determinados, todo mundo ajudando na marcação, que foi a nossa proposta. Cabia até mais gols”, admitiu, sem pudor, o atacante Negueba, um dos melhores em campo e que saiu aplaudido para a estreia de Cáceres em um segundo tempo um pouco mais equilibrado.

Alex também ignorou a diplomacia ao comentar seu primeiro Atletiba como ex-jogador. “Moleza. Tamo [sic] ganhando fácil”, afirmou entre uma foto e outra com os fãs nas sociais do Alto da Glória.

“A experiência deles prevaleceu. Não sentimos [a pressão do jogo]. A formação deles é que acabou prejudicando o nosso jeito de jogar”, reconheceu Cryzan, que assim como os companheiros do sub-23, foi observado pelo técnico Claudinei Oliveira. De volta da excursão com o time principal pela Europa, o treinador assistiu ao jogo ao lado dos poucos atleticanos na arquibancada.

Se os rubro-negros não foram muitos, o Coxa garantiu mais fãs do que o habitual. Menos pela clima paz e amor usado para promover o clássico e mais pelos ingressos por R$ 30 na curva da Mauá. O público pagante foi de 15.721.

Publicidade

Neste setor e também nas uniformizadas Império Alviverde e Fanáticos ficaram expostas mais uma faceta da aproximação dos clubes, que apoiam o candidato Ricardo Gomyde na eleição da Federação Paranaense de Futebol. Faixas contra o atual presidente Hélio Cury, exibidas pelas torcidas, foram recolhidas nos primeiros minutos de jogo. Os dirigentes do Coritiba e do Atlético estarão juntos em um evento de campanha nesta segunda-feira (22), quando a nova versão dos clubes dará espaço para as provocações de sempre após mais um clássico.

Craque

Alan Santos

O jovem volante entrou e deu conta do recado. Começou a jogada do primeiro gol e fez o segundo com o portunismo de um atacante.

Bonde

Mário Sérgio

No primeiro gol, foi superado sem esforço na velocidade por Carlinhos. No ataque, pouco ajudou o Atlético a reagir.

Publicidade

Guerreiro

Wellington Paulista

Ele soube usar a experiência para desestabilizar a garotada atleticana.

Gols

1º tempo

1 x 0 – 9min: Alan Santos lança Carlinhos, que passa fácil por Mário Sérgio e toca para Rafhael Lucas chutar no canto esquerdo.

2 x 0 – 19min: Leandro Almeida cabeceia para boa defesa de Lucas Macanhan, que rebate a bola nos pés de Alan Santos chutar livre .

Publicidade

Chave do jogo

A experiência fez a diferença a favor do Coritiba. Nervoso em campo desde o início, o time de garotos do Atlético foi presa fácil para jogadores como Wellington Paulista e Leandro Almeida.

Próximos jogos

Coritiba

Prudentópolis (fora); Londrina (casa); Rio Branco (casa).

Atlético

Foz (casa); J. Malucelli (casa); Operário (fora).

Publicidade

Suspensos

Coritiba

Leandro Almeida.

Atlético

Ninguém.

Rafhael Lucas ganha de Marcão na disputa de cabeça.
Mais uma de Rafhael Lucas pelo alto, agora com Lula.
Cena clássica de Atletiba: recla mação contra a arbitragem e desentendimento entre os jogadores.
Lucas Macanhan chega antes de Wellington Paulista na bola lançada para a área do Atlético.
Negueba chega firme na disputa com Guilherme Batata, novidade do Atlético no clássico.
Rafhael Lucas corre para comemorar o primeiro gol no Atletiba.
Wellington Paulista, estreante do clássico, reclama após perder a disputa com Lucas Macanhan.
Ex-jogador do Atlético, João Paulo (8) comemora com Alan Santos (11) o segundo gol coxa-branca, marcado pelo ex-volante do Santos.
Guilherme Batata na disputa com Wellington Paulista: as duas surpresas na escalação para o clássico.
Leandro Almeida, capitão do Coritiba, festeja o segundo gol coxa-branca.
Disputa entre zagueiros: Luccas Claro e Leandro Almeida pelo Coritiba; Marcão e Lula pelo Atlético.
Rafhael Lucas desaba no gramado após disputa pelo alto com Lula.
Marcão chega firme e na bola para ganhar a disputa com Wellington Paulista.
Negueba ilhado entre os atleticanos Guilherme Batata, Matteus e Marcão.
Luccas Claro bate na saída de Lucas Macanhan...
... e a bola passa raspando a trave.
Marquinhos Santos orienta o time alviverde: treinador mexeu no time e ganhou o clássico.