• Carregando...
J. Malucelli está muito perto de uma vaga na Série D de 2016. | Antônio More/Gazeta do Povo
J. Malucelli está muito perto de uma vaga na Série D de 2016.| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

A Federação Paranaense de Futebol (FPF) estabeleceu, em nota publicada no site da entidade na nesta terça-feira (29), que as duas vagas restantes para a Série D deste ano serão definidas dentro do próprio Campeonato Paranaense de 2016.

As vagas serão obtidas pelos clubes que acumularem mais pontos na classificação geral da disputa e que, além disso, ainda não estejam em nenhuma das divisões do Brasileirão. Vencedor da Taça FPF de 2015, o Maringá, apesar de rebaixado neste Estadual, já tem uma das três vagas paranaenses garantidas para a Quarta Divisão.

Das equipes classificadas para o mata-mata local, J. Malucelli, Toledo, PSTC e Foz do Iguaçu estão entre os candidatos para as duas vagas restantes. Com 21 pontos na primeira fase, o Jotinha larga em vantagem. Na sequência, aparecem Toledo (14 pontos), PSTC (13 pontos) e Foz (12 pontos).

Até o ano passado, o estado do Paraná contava com duas vagas para a Série D. Neste ano, entretanto, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ampliou a competição. Com isso, o futebol local ganhou mais uma vaga.

Em 2015, o torneio foi disputado com 40 equipes. Já no dia 15 de março de 2016, a CBF anunciou uma primeira ampliação para 48 clubes. A medida, entretanto, foi sucedida de reclamações de diversas federações de futebol do país. Isto porque somente os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Ceará, Rio Grande do Norte e Pará haviam sido contemplados com as novas vagas.

Uma semana após a primeira ampliação e a série de reclamações das federações, a CBF cedeu e ampliou para 68 equipes o número de participantes na Série D. O torneio terá 17 grupos com quatro times cada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]