• Carregando...
 | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

Com a eliminação do Paraná do Campeonato Paranaense, os comentaristas da Gazeta do Povo, Carneiro Neto, Leonardo Mendes Júnior e Luiz Augusto Xavier, traçam uma perspectiva de como pode ser o ano do Tricolor na Série B, com base no elenco que terminou o Estadual e na realidade financeira do clube.

O Paraná deixa o Estadual com uma base montada para a formação do time para a Série B?

Carneiro Neto

Não tem base. O time tem deficiências, limitações, e isso ficou evidente no curso do campeonato. E provavelmente ainda perca jogadores, caso do Ricardinho, o que agrava ainda mais a situação.

Leonardo Mendes Junior

O Paraná tem quatro jogadores que podem ser titulares: Marcos, Lúcio Flávio, Ricardinho e Ricardo Conceição. Carlinhos, Cleiton e Rossi podem ser reservas. Fora isso, se quiser subir, precisa trazer um time novo. Sete para serem titulares e pelo menos cinco para a rotação. Além de um técnico novo. Não creio que dê para chamar de base montada.

Luiz Augusto Xavier

Há jogadores interessantes aí, mas não dá para considerar como uma base. Desse grupo, se o Paraná quiser algo a mais, precisaria manter só quatro ou cinco e trocar o resto. Uns são muito novos, outros não têm qualidade suficiente, então, se o time não quiser apenas participar, precisa de mais peças de bom nível. Precisa qualificar o elenco, porque o time que está aí não passa do meio da tabela na Série B.

O que a diretoria precisa fazer para colocar um time competitivo na briga pelo acesso?

Carneiro Neto

O Paraná tem de ser repensado, ele está com problemas que vão além do time de futebol. A instituição tem de ter um planejamento de curto, médio e longo. A curto prazo, precisa fazer um time e tentar disputar com dignidade a Série B. A médio, precisa sanear as finanças e buscar uma viabilidade financeira. A longo prazo, precisa voltar a ser um clube dinâmico, com perspectivas. O Paraná está estagnado há tempos e o reflexo disso aparece no campo. Quando um clube não funciona na parte institucional, administrativa e financeira, acaba refletindo no time, que não apresenta resultado.

Leonardo Mendes Junior

Convencer quem está por vir de que receberá em dia. Isso vai atrair bons jogadores – dentro da qualidade que é possível ter na Série B. E, claro, efetivamente pagar em dia.

Luiz Augusto Xavier

Ser competitivo vai depender desse grupo que assumiu. Se confirmarem o que prometeram e deixarem as finanças em dia, já é um começo. O histórico recente mostra isso. O Paraná sempre começa bem, ali pelo meio do campeonato acaba o dinheiro e o time cai por consequência disso. Manter os salários em dia já é um passo positivo, porque ninguém tem prazer de trabalhar, encarar o dia a dia de rotina, sem dinheiro. Os fatores extracampo influenciam muito.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]