• Carregando...
 | JUAN CEVALLOS/AFP
| Foto: JUAN CEVALLOS/AFP

O Uruguai foi campeão do Torneio Sul-americano Sub-20 2017, no Equador, depois de 36 anos de espera, e levantou a 8ª taça da Celeste na competição. Além dos uruguaios, Equador, Venezuela e Argentina se classificaram para o Mundial da categoria, na Coreia do Sul, que vai ser disputado entre maio e junho deste ano. Brasil, que contava com o meia atleticano Giovanny e o lateral coxa-branca Dodô, e Colômbia ficaram de fora.

O Uruguai só perdeu uma partida em todo campeonato e fechou o hexagonal final com 12 pontos. Os demais classificados ficaram empatados com 7 pontos, o Brasil fechou em quinto lugar, com 6 pontos, e a Colômbia segurou a lanterna, com apenas 2 pontos.

O time de Fabián Coito precisava apenas de um empate para ser campeão, mas o time jogou ofensivamente como em todo torneio. O atacante Rodrigo Amaral foi o artilheiro do torneio, ao lado dos argentino Lautaro Martínez e Marcelo Torres, e do equatoriano Bryan Cabezas, com cinco gols cada.

“Para o Mundial da Coreia, ser campeão sul-americano já fala da força do time. Estamos preparados e capacitados para conseguirmos coisas importantes”, declarou o técnico Coito.

- Brasil “de luto” -O Brasil, cinco vezes campeão mundial da categoria, não conseguiu mais do que um empate sem gols com a Colômbia e foi eliminado da competição.

A canarinha dependia apenas de si e só precisava de um gol para conseguir o acesso ao Mundial. Mas a medida que o tempo passava, o nervosismo bateu e a defesa colombiana deu conta dos poucos ataques da equipe.

O técnico Rogério Micale, que conseguiu o inédito ouro olímpico para o país, manifestou tristeza. “É um momento de luto e não posso transferir responsabilidades para meus jogadores. Tenho que assumir porque fui eu que convoquei”, revelou o treinador.

Muitos são os motivos listados para o fracasso da seleção. Primeiro, a equipe teve vários desfalques importantes que ou cumpriram 20 anos, ou não foram liberados pelos clubes para o torneio. Gabriel Jesus, que tem 19, também poderia ter participado, mas já pulou essa fase e joga com a seleção principal.

O time ia bem no primeiro tempo, mas na segunda etapa caiu de rendimento. O comportamento dos jogadores permitia a reação dos adversários e o Brasil perdeu 7 pontos dessa maneira.

“Estamos fora, mas precisamos levantar a cabeça”, sentenciou Micale.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]