• Carregando...
Goleiros Vanderlei, do Coritiba, e Weverton, do Atlético | Henry Milléo e Albari Rosa / Gazeta do Povo
Goleiros Vanderlei, do Coritiba, e Weverton, do Atlético| Foto: Henry Milléo e Albari Rosa / Gazeta do Povo

Eles têm personalidades, origens e currículos diferentes, mas o status em seus clubes é semelhante: líderes no elenco e respeitados pelos torcedores, os goleiros Vanderlei, do Coritiba, e Weverton, do Atlético, se encontram no clássico de amanhã, às 16h20, no Couto Pereira, e terão papel importante para o triunfo coxa-branca ou rubro-negro no duelo.

Os números do camisa 1 atleticano no Brasileiro chamam a atenção. Em 22 jogos, foram 87 defesas realizadas, de acordo com o site de estatísticas Footstats. Ao lado de Marcelo Lomba, do Bahia, é o jogador da posição com mais intervenções na competição.

Simulamos o Atletiba no vídeo game. Veja como foi!

O acreano, de 26 anos, chegou na metade de 2012 ao Furacão. Não demorou para conquistar os torcedores. Assumiu a titularidade e foi importante na campanha do acesso à Série A. No ano passado, as boas atuações ajudaram o time a conquistar uma vaga na Libertadores e a alcançar uma final inédita de Copa do Brasil.

Apesar da temporada irre­gular do clube em 2014, a moral de Weverton com os rubro-negros segue inabalável. Dentro dos vestiários, ele também ganhou força. Mesmo sendo apenas o quinto mais velho da equipe titular, já foi responsável até por intermediar solicitações do elenco com a diretoria.

"Para mim, ele está entre os quatro melhores golei­ros do campeonato, junto com o Victor [Atlético-MG], Cássio [Corinthians] e Marcelo Grohe [Grêmio]", ava­­lia o ex-arqueiro Altevir Sales, que fez história na meta atleticana na década de 70, quando ficou 11 jogos no Paranaense de 1977 sem sofrer gols, recorde mantido até hoje. "O Weverton tem uma habilidade incrível, agilidade e reflexos em dia. Goleiro de primeira linha", reforça.

Do outro lado está Van­­derlei, um dos mais experientes do Coritiba, com 30 anos. Discreto, não aparece tanto quanto o meia Alex ou o atacante Zé Love, mas é visto como referência pelos companheiros. Mesmo com a campanha ruim da equipe no Brasileiro ­– atual lanterna – as defesas do atleta já renderam pontos importantes para o Coxa no campeonato.

ENQUETE - Coritiba ou Atlético? Quem ganha o Atletiba de sábado? Vote e deixe sua opinião!

Paranaense de Porecatu, Vanderlei é o jogador que está há mais tempo entre os profissionais do Coritiba. Ele chegou em 2007 ao Alto da Glória, após se destacar no título paranaense do Paranavaí. Pelo Alviverde, foi bicampeão da Série B e cinco vezes campeão estadual. Ele acumula 290 jogos pelo clube, sendo o nono jogador e o segundo goleiro que mais atuou na história coxa-branca.

Ele está atrás de Jairo, que defendeu o Alviverde em 410 jogos. Hoje, o ex-goleiro torce para que o atual dono da camisa 1 o supere. "É um dos melhores do Brasil. Ele está mostrando isso nos jogos. Recordes estão aí para serem batidos. Tomara que ele consiga", diz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]