• Carregando...
 | Albari Rosa/Gazeta do Povo
| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Restrito à briga para não cair para a Série B nos últimos três anos, o Coritiba busca uma reviravolta administrativa e esportiva que ajude o clube a não perder o foco em 2016. O objetivo é fazer justamente o contrário de 2015: conquistar o Estadual no primeiro semestre e manter o time longe da briga pela degola no Brasileirão.

A contratação do técnico Gilson Kleina e o inicio da execução do planejamento de 2016, com as negociações de renovação de contratos e busca de reforços, dão esperanças aos torcedores alviverdes de uma temporada menos sofrida.

Listamos cinco motivos para a torcida alviverde acreditar e um para manter a desconfiança em 2016 .

Por que confiar?

Amadurecimento da diretoria

Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Após muitos episódios tumultuados, mudanças no grupo de direção e desacertos entre os diretores, o Coritiba entra em 2016 sonhando com maior estabilidade. Sem ter entendimento entre os integrantes da cúpula alviverde, o clube sofreu com a falta de comando e desfez grande parte do G5, eleito no último pleito. Agora, o presidente Rogério Bacellar recomeça a administração alviverde apostando na experiência de Valdir Barbosa para comandar o futebol e esperando que os episódios de amadorismo vistos em 2015 fiquem para trás.

Elenco

Gazeta do Povo/Jonathan Campos

Apesar de passar sufoco no Brasileirão, brigando até a última rodada para escapar da degola, a base do elenco do Coxa está montada. O clube segue negociando a renovação de alguns atletas, e está buscando reforços no mercado para superar as perdas que deve sofrer, principalmente com a saída do artilheiro Henrique Almeida . Porém, o grupo conta com a base defensiva que finalizou bem o Brasileirão e precisará concentrar seu investimento no setor ofensivo.

Estadual

Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Apesar de não conquistar o Paranaense desde 2013, o Coritiba lutou pelo título nos últimos dois anos. Em 2014, caiu na semifinal, e em 2015, perdeu a taça para o Operário na decisão. Internamente, a pressão pela conquista do Estadual é grande, e o time costuma, além de levar a competição a sério, revelar nomes importantes durante a disputa, a exemplos de Rafhael Lucas, em 2015, e Luccas Claro, em 2014.Os candidatos da vez para estourar são o meia Thiago Lopes e o atacante Evandro (foto).

Wilson

Hugo Harada/Gazeta do Povo

A contratação do goleiro Wilson foi, provavelmente, a mais acertada de 2015. Sofrendo desde o Estadual com a irregularidade na posição, o time alviverde foi buscar no Vitória o destaque do time no Brasileirão de 2014 e o goleiro não decepcionou, salvando o Coritiba em diversas oportunidades e garantindo a permanência na Série A.

Couto Pereira

Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Tradicionalmente forte em seus domínios, o Coxa passou por uma má fase em casa em 2015, principalmente no Brasileirão.Perdeu o Paranaense em casa par ao Operário e sofreu para impor seu ritmo de jogo, não conseguiu resultados e acabou sucumbindo, na maioria das vezes, à pressão da torcida. O ano foi atípico em seus domínios, já que o aproveitamento foi de apenas 45% dos pontos disputados, contra a média histórica de 62% desde 2003, ano em que o Nacional passou a ser disputado no sistema de pontos corridos.

Por que desconfiar?

Gilson Kleina

Albari Rosa/Gazeta do Povo

As fracas campanhas no comando de times da Série A alimentam o pessimismo em torno do novo técnico. Gilson Kleina treinou oito equipes na primeira divisão em sua carreira e cinco deles acabaram rebaixados, dados que reforçam a desconfiança que vêm rondando o Alto da Glória há tempos. Kleina precisará vencer a suspeita que paira sobre seu nome com bons resultados já no inicio do ano, para não acabar sucumbindo à intensa pressão dos bastidores alviverdes e ver seu trabalho interrompido no meio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]