• Carregando...
Goleiro Bruno, do Coxa, comemora a vitória nos pênaltis. | Felipe Rosa/TRIBUNA DO PARANA
Goleiro Bruno, do Coxa, comemora a vitória nos pênaltis.| Foto: Felipe Rosa/TRIBUNA DO PARANA

O Coritiba precisou – e muito – das cobranças de pênaltis para se classificar à terceira fase da Copa do Brasil no Couto Pereira. Depois de vencer o Fortaleza por 2 a 1 na noite de quarta-feira (13), com gols de Ruy e Rafhael Lucas, o time quebrou a sequência de quatro derrotas seguidas desde a perda do título estadual para o Operário.

Nas penalidades, a vitória foi por 11 a 10. Todos os jogadores coxas-brancas acertaram as cobranças, incluindo o goleiro Bruno. A torcida, que estava desconfiada, sofreu a cada um dos chutes, mas comemorou demais assim que o goleiro Deola chutou para fora na última série e decretou o triunfo alviverde.

SLIDESHOW: Confira fotos da vitória coxa-branca no Couto Pereira

LANCE A LANCE: Veja como foi Coritiba x Fortaleza

“Tinha que ser sofrido. Ser Coritiba é isso. A pressão estava grande, não podia ser diferente. Infelizmente não conseguimos o resultado no tempo normal, mas nos penais”, comemorava o técnico Marquinhos Santos ao fim do jogo. “Uma vitória como essa dá muito moral. Agora é pensar no Grêmio”, disse o atacante Rafhael Lucas.

O adversário do Coritiba na terceira fase da Copa do Brasil será a Ponte Preta, que eliminou o Moto Club-MA. A classificação valeu premiação de R$ 560 mil. O Alviverde é o único time paranaense que segue vivo no torneio.

Como só a vitória interessava ao Coxa, que perdeu a partida no Castelão, por 2 a 1, o técnico Marquinhos Santos começou o jogo com uma formação diferente. Ainda no sistema 4-2-3-1, mas com Negueba, Thiago Galhardo e Ruy trabalhando nas meias, o técnico claramente queria mais organização e criatividade.

Enquanto Negueba sofria com vaias da torcida a cada tentativa frustrada, as melhores jogadas da equipe saiam justamente dos recém-contratados. Galhardo, que estreou na derrota para a Chapecoense, no Brasileiro, trouxe mais ofensividade ao time. Já Ruy, torcedor confesso do Coxa, fez exatamente o que a torcida esperava em sua estreia.

O baixinho de 1,70 m deu mais dinâmica ao meio-campo, problema que acompanha o Alviverde na série de derrotas. E em um chute de fora da área, de perna esquerda, aos 40 do primeiro tempo, acertou o canto para amenizar o nervosismo .

Só que logo no início do segundo tempo, tudo mudou. Após cobrança de escanteio, a defesa coxa só olhou Daniel Sobralense empatar (8/2º), resultado que classificava os cearenses.

Dois minutos depois, Ruy apareceu de novo. Tabelou com Negueba e cruzou para a área, onde o zagueiro Adalberto e o goleiro Deola se atrapalharam. Rafhael Lucas aproveitou para marcar seu 15.º gol na temporada. O Leão pressionou no restante, inclusive com uma bola na trave, mas o placar levou a decisão para os pênaltis no Couto e o Coxa levou a melhor.

Confira os destaques da partida:

Craque

Ruy

O meia voltou ao Alto da Glória e foi bem na estreia. Foi o responsável pelas principais jogadas ofensivas do time, além de abrir o placar do jogo.

Bonde

Cassiano

O atacante foi anulado pela defesa alviverde, não levou perigo ao gol de Bruno e acabou substituído antes do final do jogo.

Guerreiro

Rafhael Lucas

Oportunista, o atacante fez o segundo gol do Coxa, dando tranquilidade para a equipe quando o jogo parecia se complicar.

Gols

1º tempo

1x0 - 40 min.: Ruy recebe na entrada da área e chuta rasteiro, no canto esquerdo.

2º tempo

1x1 - 7 min.: Escanteio cobrado da esquerda, Daniel Sobralense cabeceia para o gol.

2x1 - 10 min.: Negueba arranca pela direita e cruza, Tinga não consegue cortar e a bola sobra para Rafhael Lucas tocar para o gol.

Pênaltis

Coritiba: Leandro Almeida, Ivan, João Paulo, Wallyson, Rafhael Lucas, Rosinei, Thiago Galhardo, Leandro Silva, Hélder, Welinton e Bruno fizeram.

Fortaleza: Elias, Maranhão, Adalberto, Lúcio Maranhão, Corrêa, Lima, Tinga, Radar, Auremir e Cassiano fizeram. Deola errou.

Chave do jogo

A boa presença dos jogadores de meio de campo alviverde funcionou e deu à equipe mais poder ofensivo. Apesar de ainda sem entrosamento, Thiago Galhardo e Ruy mudaram a forma de jogar da equipe e levaram o Coxa ao triunfo.

Cartões

Amarelos: Helder, Ruy, Welinton e João Paulo (C), Corrêa, Daniel Sobralense (F)

Próximos jogos:

Coritiba: Grêmio (C) , Sport (F), Avaí (C)

Fortaleza: Icasa (C), Vila Nova (C), Cuiabá (F)

  • O estreante Ruy acertou um bom chute de fora da área para marcar o primeiro gol do Coxa na partida.
  • Ruy comemora o gol ao lado de Rafhael Lucas.
  • O Fortaleza reagiu no segundo tempo ao marcar com Daniel Sobralense.
  • Goleiro Bruno lamentou bola no fundo da rede.
  • Logo depois, Rafhael Lucas marcou e voltou a deixar o Coxa em vantagem.
  • O 2 a 1 levou a decisão da vaga para os pênaltis.
  • Goleiro Bruno se estica, mas não consegue defender a cobrança.
  • Vitória só foi comemorada após a 22ª cobrança da disputa, desperdiçada por Deola.
  • Rafhael Lucas tenta o chute diante do Fortaleza.
  • Artilheiro lamenta jogado no gramado após chance desperdiçada.
  • Meia Thiago Galhardo fez o primeiro jogo como titular no Coxa.
  • Ruy, com os braços levantados, pede por um bom jogo antes do apito inicial. Deu certo.
  • Técnicos Marquinhos Santos e Marcelo Chamusca conversaram antes do início do jogo.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]