• Carregando...
Moacir e Gil comemoram com Jajá (direita) o primeiro gol coxa-branca sobre a Caldense | Luciano Santos / Vipcomm
Moacir e Gil comemoram com Jajá (direita) o primeiro gol coxa-branca sobre a Caldense| Foto: Luciano Santos / Vipcomm

Ficha técnica: veja como foi Caldense 0 x 2 Coritiba

Um nome pode ser destacado na vitória do Coritiba por 2 a 0 sobre a Caldense, nesta quarta-feira (30), em Minas Gerais, que valeu a vaga na terceira fase da Copa do Brasil sem necessidade do jogo de volta: Jajá. Pela primeira vez como titular, o meia-atacante – que herdou a vaga do lesionado Júlio César – abriu o placar logo no primeiro minuto ao chutar de longe e deu o passe para o gol do meia Robinho, ambos os lances no primeiro tempo.

O goleiro Vanderlei também apareceu bem no Estádio Ronaldão, em Poços de Caldas. Ele pegou um pênalti no fim do primeiro tempo e fez boas defesas no segundo, quando o Coxa jogou com um a menos – Carlinhos foi expulso ao cometer a penalidade máxima.

Com o resultado, o time paranaense eliminou o jogo de volta, que aconteceria no Couto Pereira no dia 7 de maio. Essa foi apenas a segunda vez em nove anos que conseguiu isso. Após passar pelo CFZ de Brasília em 2005, só havia superado em um jogo o Souza, da Paraíba, no ano passado.

Desta forma, ganha mais tempo de treinos antes da maratona de jogos que precede a parada do calendário dos times para a Copa do Mundo. Terá descanso de uma semana entre a partida de sábado (3) fora de casa com o São Paulo e a do outro fim de semana contra o Sport, no Couto Pereira, pelo Brasileirão. Em seguida espera mais uma semana antes de enfrentar o Cruzeiro como visitante. A partir daí passa a fazer jogos nos meios e fins de semana: Cruzeiro (fora), Internacional (casa), Atlético (fora), Criciúma (fora) e Goiás (casa).

Pela Copa do Brasil, o Alviverde só volta a jogar no segundo semestre. O adversário na terceira fase sairá do duelo entre Paysandu e o ganhados do confronto entre Sport e Brasília.

O jogo

Além de Júlio César, o técnico Celso Roth não contou com o meia Alex e o lateral-direito Victor Ferraz. Ele manteve o esquema com três volantes – Baraka, Chico e Gil –, Robinho como armador no meio de campo, o meia-atacante Jajá e Zé Love na frente. Sem muitas dificuldades, o Coxa controlou o primeiro tempo com posse de bola no meio de campo e abusou da velocidade de Jajá para chegar ao gol.

O Coritiba abriu o placar com apenas um minuto de jogo. Após bonita troca de passes, Jajá recebeu a bola, ajeitou e chutou de longe, marcando um golaço. A vantagem deu tranquilidade para o time trabalhar a bola e nas tentativas da Caldense o sistema defensivo se saiu bem.

O Coxa encontrou seu segundo gol aos 19 minutos, quando Jajá lançou Robinho, que deslocou o goleiro e empurrou para a rede. O jogo passou a ser ainda mais controlado pela equipe paranaense, que procurou explorar a velocidade de Jajá.

Nos minutos finais da primeira etapa a Caldense passou a pressionar, exigindo de Vanderlei boas defesas para manter o placar. Nos acréscimos, o lateral-esquerdo Carlinhos cometeu pênalti no atacante Tardelli e acabou expulso. Mas Vanderlei defendeu a cobrança de Ewerton Maradona.

Na segunda etapa Roth precisou mudar a proposta de jogo em decorrência da expulsão. Ele colocou o lateral-esquerdo Dener no lugar de Zé Love e Jajá passou a atuar como único homem de frente. A marcação do Coritiba se fechou ainda mais atrás e a equipe passou a explorar os contra-ataques.

dificuldades para finalizar e viu o Alviverde administrar o placar. Jajá, cansado, foi substituído por Roni aos 35 minutos e o reserva quase marcou o terceiro gol quando o goleiro da Caldense se aventurou no ataque em um escanteio, mas acabou chutando para fora.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]