• Carregando...
Chamusca buscar livrar de vez o Coxa do rebaixamento para dar continuidade ao trabalho em 2014 | Daniel Castellano / Gazeta do Povo
Chamusca buscar livrar de vez o Coxa do rebaixamento para dar continuidade ao trabalho em 2014| Foto: Daniel Castellano / Gazeta do Povo

O técnico Péricles Chamusca completa um mês a frente do Coritiba, nesta sexta-feira (01), cumpriu bem o primeiro mês à frente do Coritiba. Obteve duas vitórias importantes diante do líder Cruzeiro e do vice-líder Grêmio e distanciou o Coxa sete pontos da zona de rebaixamento, atualmente com 40 pontos, na 13ª colocação.

Com o objetivo de chegar aos 47 pontos para não só livrar o Alviverde da queda, mas também se manter no cargo em 2014, o treinador comanda o Coritiba diante do ameaçado Vasco, às 19h30, sábado, em Macaé (RJ).

A Gazeta Esportiva separou cinco pontos que explicam o crescimento alviverde nas últimas rodadas.

1-VELOCIDADE

Chamusca passou a valorizar um esquema tático mais rápido, aproveitando os contra-ataques. Com Marquinhos Santos, o Coxa tinha como marca a posse de bola, o que deixava o Coritiba mais lento. A velocidade tem feito com que o Coritiba seja mais agudo, o que foi fundamental, por exemplo, nos dois gols nos primeiros três minutos na goleada contra o Grêmio na última rodada.

2- DM ZERADO

Coincidentemente com a chegada do novo técnico, o Coxa zerou o departamento médico, o que deu mais opções para Chamusca. O alto número de lesões foi o principal problema da equipe no Brasileiro - o time chegou a ficar dois pontos da zona de rebaixamento, após ficar dez rodadas invictos no primeiro turno. Com o retorno dos machucados, o Coxa voltou a ter força e começou a se distanciar da ZR.

3- SORTE NA CONTRATAÇÃO

O ano de 2013 pode ser considerado como um dos piores do Coritiba em termos de contratação. Entretanto, o único reforço trazido sob o comando de Chamusca deu certo. O lateral-esquerdo Carlinhos resolveu o problema crônico da posição. Só neste ano, seis jogadores já tinham passado pela lateral esquerda: Diogo, Iberbia, Escudero, Abner, Denis e Eltinho.

4- EXPERIÊNCIA

Pouco antes de ser demitido, já decepcionado por testar diversos atletas e não ter retorno em campo, Marquinhos Santos começou a apostar nos jogadores da base. Os novatos, como o atacante Janio e o meia Dudu, foram integrados ao elenco e tiveram oportunidades. A pressão pela má fase entretanto impossibilitou que se destacassem. Com a chegada de Chamusca, a aposta nos mais jovens perdeu força e os veteranos, como Robinho, Leandro Almeida e Júlio César, além de Alex, voltaram a ser o foco do Alviverde.

5- DESAFIO

O Coritiba é a oportunidade de Chamusca retornar aos holofotes no cenário nacional como técnico de um time da Primeira Divisão. E o treinador sabe que está é uma grande chance na carreira. Depois de ser vice com o Brasiliense em 2002 e campeão da Copa do Brasil com o Santo André em 2004, o técnico não emplacou em nenhum clube de maior proporção: Goiás (2005), Botafogo (2005) e Portuguesa (2013).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]