Kléber foi vaiado pela torcida após empate com Figueirense.| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

O Coritiba desperdiçou na noite deste sábado (31) a melhor chance de deixar a zona do rebaixamento e de ter algum alívio para a reta final do Brasileirão. O empate por 1 a 1 com o Figueirense, no Estádio Couto Pereira, deu um ponto para o time na classificação, mas não o suficiente para deixar a 17.ª colocação e, consequentemente, a área de degola.

CARREGANDO :)

Confira a tabela do Brasileirão

O drama do Coxa ainda pode aumentar. Nos próximos jogos, enfrenta o Corinthians, principal candidato ao título, e o Goiás, adversário direto contra a queda, fora de casa. Depois vêm os dois finalistas da Copa do Brasil e que lutam pelo G4: Santos no Couto Pereira, e Palmeiras, em São Paulo. Na última rodada, o adversário é o Vasco, que deve chegar à partida derradeira também brigando para não cair, novamente em Curitiba.

Publicidade

Ao final da partida deste sábado, os jogadores deixaram o campo sob a vaias da torcida e os gritos de “Vergonha”. O atacante Kléber foi um dos principais alvos da frustração coxa-branca. Chamado de “pipoqueiro”, ele deixou o gramado desprestigiado e, mais uma vez, sem marcar gols.

Torcedor do Coritiba lamenta o empate com o Figueirense. 

Juan, autor do gols do Coritiba, pediu o apoio do torcedor e prometeu empenho máximo nas últimas cinco partidas. “Queria avisar a torcida que não vamos desistir e vamos lutar até o fim. Se contarmos com o apoio dos torcedores, será muito melhor”, comentou.

O goleiro Wilson, que mais uma vez salvou o Alviverde com duas defesas à queima-roupa com o atacante Yago no começo do segundo tempo, iscursou no mesmo tom de Juan. “Infelizmente, mais uma vez, deixamos escapar. Enquanto eu estiver em campo, vou lutar até o final”, garantiu.

Apesar da derrota, mais uma vez os tropeços dos adversários diretos dão confiança ao time. O início da rodada se desenhava da melhor maneira possível. A vitória da Ponte Preta por 1 a 0 sobre o Joinville e o empate do Avaí em 1 a 1 com o Cruzeiro possibilitava ao Coritiba, além de sair da ZR, abrir ainda mais distância para o JEC e ultrapassar o time de Florianópolis. Só que a equipe do técnico Ney Franco não ajudou.

Publicidade

O jogo

O Coritiba mostrou uma postura um pouco diferente daquela vista em outros jogos. Sem Lúcio Flávio na armação, sacado por opção de Ney Franco, a parte criativa teve o comando de Esquerdinha e Juan, que entrou no lugar do suspenso Ruy.

Negueba bate boca no empate do Coxa com o Figueirense. 

O Coxa criou novas alternativas de ataque, inclusive no lance que originou seu gol, com participação de Kléber e Juan, que aproveitou a sobra do goleiro Alex Muralha e empurrou para as redes aos 23 do primeiro tempo.

Estar à frente do placar era um dos objetivos do Coritiba. Jogando em casa, a expectativa era de que o Coxa fosse para cima para tentar consolidar a vantagem. Ao invés disso, no entanto, o time de Ney Franco recuou.

“O time recuou demais mesmo depois que fizemos o gol. O Ney Franco não pediu isso”, reclamou Walisson no intervalo. “Foi um erro. Tínhamos que buscar o segundo gol para ter mais tranquilidade. Temos que continuar a fazer o que estávamos fazendo antes do gol”, afirmou Negueba.

Publicidade

Ao chamar o Figueirense para o seu campo, o Coritiba sucumbiu. Aos 39 da primeira etapa, Yago aproveitou a sobra e arriscou de fora da área. A bola desviou em Esquerdinha e tirou o goleiro Wilson do lance.

O técnico Ney Franco tentou mudar a postura do Coritiba colocando três jovens jogadores para dar mais velocidade e fôlego ao time: Guilherme Paraguaio (20 anos), Rodrigo Ramos (20) e Thiago Lopes (19). O resultado não foi o esperado. O Figueira se fechou e aguardou o nervosismo do Coritiba tomar conta do jogo e definir o placar.

Coritiba deixa o gramado sob vaias da torcida após empate com o Figueirense
Torcedora do Coritiba lamenta oportunidade perdida contra o Figueirense.
Zagueiro Juninho lamenta oportunidade perdida contra o Figueirense.
Juan, do Coritiba, é marcado pelo volante Paulo Roberto, do Figueirense.
Negueba bate boca com Leandro Silva no empate do Coritiba com o Figueirense.
Juan na marcação do Figueirense.
Juan comemora o gol do Coritiba no empate com o Figueirense.
Torcedor lamenta empate do Coritiba com o Figueirense.
Yago comemora o gol de empate do Figueirense contra o Coritiba.
Ney Franco deixa o gramado após o empate do Coritiba com o Figueirense.

Craque

Muralha

O Coritiba não teve grande performance mas sempre que chegou e venceu a defesa catarinense acabou esbarrando no goleiro Alex Muralha. Mesmo no gol alviverde, o goleiro foi traído por um desvio da defesa e quase conseguiu evitar.

Bonde

Walisson Maia

Publicidade

Sem confiança, o zagueiro foi o calcanhar de aquiles da defesa alviverde. Esteve perdido na marcação durante o jogo todo, errou saídas de bola fáceis e só não foi o vilão de uma derrota alviverde graças as grandes defesas do goleiro Wilson.

Guerreiro

Yago

Apesar de compor o meio com o experiente Carlos Alberto, quem comandou o setor no Figueira foi Yago. Quando resolveram atacar, os catarinenses procuraram sempre pelo meia e sua saída praticamente matou a força ofensiva dos visitantes. Marcou o gol do Figueirense no jogo.

Chave do jogo

O Coritiba começou o jogo pressionando, em busca do gol e da vitória. Após sair na frente, o time recuou e passou a oferecer espaços ao adversário, sofrendo com a pressão dos catarinenses até o gol de empate. A segunda etapa foi mais aberta mas o Coritiba não contou com grande jornada de suas principais peças e não teve forças para chegar ao segundo gol. O Figueira ficou retraído, esperando o contra-ataque, mas não conseguiu armar nenhuma contra carga que levasse grande perigo ao gol de Wilson.

Publicidade

Gols

1º Tempo

1 x 0 - 24 min: Confusão na área do Figueirense, Kleber tenta finalização, Thiago Heleno desvia contra o próprio gol, Muralha salva na primeira mas a sobra fica para Juan, que empurra para o gol vazio.

1 x 1 - 39 min: Escanteio cobrado na área, a zaga do Coritiba corta mas a sobra fica para Yago, na entrada da área, que chuta e conta com desvio em Esquerdinha.

Veja também
  • Decisão de Keirrison de não jogar irrita diretor de futebol do Coritiba
  • Antes fundamentais, jogadores experientes são barrados por Ney Franco

Cartões

Amarelos: Tiago Lopes, Walisson Maia, (C); Dener, Marquinhos, Thiago Heleno, Yago (F)

Publicidade

Suspensos

Coritiba: Walisson Maia

Figueirense: Yago

Próximos jogos

Coritiba: Corinthians (fora); Goiás (fora); Santos (casa)

Figueirense: Atlético-MG (casa); Ponte Preta (fora); Chapecoense (casa)