i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Brasileiro

Coxa estreia em Chapecó planejando arrancada antes da Copa

Nas nove rodadas antes da parada para o Mundial, em junho, Alviverde pretende igualar ou até superar o bom aproveitamento de 63% em 2013

  • PorRobson Martins
  • 18/04/2014 21:01
Coritiba se prepara para o confronto com a Chapecoense, sob o comando do novo técnico, Celso Roth | Márcio Cunha
Coritiba se prepara para o confronto com a Chapecoense, sob o comando do novo técnico, Celso Roth| Foto: Márcio Cunha

O objetivo do Coritiba é aproveitar os nove jogos antes da Copa do Mundo para largar forte no Brasileiro. A equipe estreia hoje no campeonato, às 21 horas, contra a Chapecoense, fora de casa. Para tanto, o Alviverde conta com o técnico Celso Roth, que precisará reviver os seus melhores inícios de temporada para igualar ou superar os 63% de aproveitamento do Coxa em 2013.

INFOGRÁFICO: Confira o aproveitamento de Celso Roth em Brasileiros

Missão que o treinador gaúcho cumpriu apenas em 4 das 16 vezes em que dirigiu uma equipe por mais de 10 partidas no Campeonato Nacional. Levantamento da Gazeta do Povo (veja mais detalhes ao lado) que desfaz a fama de "boas arrancadas" de Roth.

Estão neste caso o Inter­­na­­­­­­cional em 1997 (77%); Palmei­­ras em 2001 (81%); Grê­­mio em 2008 (63%) e Atlé­­tico-MG em 2009 (67%). Os piores inícios foram registrados no Flamengo e no Bo­­tafogo, ambos em 2005, quando o agora comandante coxa-branca teve aproveitamento de apenas 30% e 33%, respectivamente, du­­rante os primeiros nove compromissos.

No ano passado, o Co­­ri­­tiba venceu quatro e empatou cinco jogos nas nove primeiras rodadas – totalizando os 63% de aproveitamento. "Gordura" na tabela de classificação que ajudou a salvar o clube do rebaixamento no final do Nacional.

"Historicamente faz uma grande diferença ter um bom início. Neste ano são nove rodadas, praticamente um quarto da competição. Mas a proposta é ter um campeonato equilibrado, sem sufocos. Currículo e trabalho o Roth tem", afirmou o vice-presidente de futebol do clube, Paulo Thomaz de Aquino.

Os adversários da fase pré-Mundial não são fáceis. Além da Chapecoense, o Coxa enfrenta o Santos (casa), São Paulo (fora), Sport (c), o campeão brasileiro Cruzeiro (f) e Internacional (c). Tem então o clássico com o Atlético (f), depois Cri­­ciú­­ma (f) e Goiás (c).

"Estamos indo para o 11.º ano do Brasileiro de pontos corridos e cada vez nós vemos que iniciar bem o campeonato é importantíssimo. Mas não é só isso. A manutenção da alta performance é fundamental, porque a margem entre o primeiro e o último está ficando muito estreita. Tem que manter o nível, o equilíbrio", declarou Celso Roth.

O treinador disse acreditar que o elenco coritibano tem condições de realizar uma boa competição. "Tenho dito que nós temos um grupo de valor. Vamos fazer algumas contratações pontuais, mesmo com algumas dificuldades, mas esse grupo tem muita qualidade", comentou o gaúcho.

Celso Roth volta a comandar uma equipe após longo afastamento do futebol. O último trabalho do treinador foi com o Cruzeiro, no Bra­­sileiro de 2012.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.