Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Sul-Americana

Coxa joga por vaga na Sul-Americana e calendário sem descanso

Mesmo sofrendo com os reflexos da maratona de jogos iniciada no fim de julho, Alviverde enfrenta o Vitória disposto a avançar no torneio internacional

Após se recuperar de uma lesão no joelho, o zagueiro Chico volta ao time para encarar o Vitória: Coritiba precisa vencer por pelo menos dois gols de diferença para ir à próxima fase | Antonio More/ Gazeta do Povo
Após se recuperar de uma lesão no joelho, o zagueiro Chico volta ao time para encarar o Vitória: Coritiba precisa vencer por pelo menos dois gols de diferença para ir à próxima fase (Foto: Antonio More/ Gazeta do Povo)

A maratona de jogos encheu o departamento médico e murchou o rendimento do Coritiba. Mas é atrás de ampliar em pelo menos três meses a sequência de partidas sem descanso que o Coxa enfrenta o Vitória, hoje, às 21h50, no Couto Pereira, pela Copa Sul-Americana. Derrotado por 1 a 0 em Salvador, o clube paranaense precisa vencer por pelo menos dois gols de diferença para avançar à fase internacional da competição.

"É o jogo mais importante do ano, nos dará uma projeção internacional. Temos de encarar dessa forma e sair pressionando o Vitória desde o início", afirma o meia-atacante Vítor Júnior.

Contratado há duas semanas, Vítor Júnior acabou tendo sua consolidação no time titular antecipada pela série de contusões que esvaziou as opções para o meio de campo e ataque no elenco. Robinho, Alex, Lincoln, Ge­­ral­­do e Deivid estiveram recentemente ou estão no departamento médico. Todos se machucaram após o dia 28 de julho, quando o Coritiba passou a jogar ininterruptamente nos meios e finais de semana.

Desde então, o Coxa entrou em campo nove vezes em 28 dias – oito pelo Brasileirão e com o pífio aproveitamento geral de 29,6%. O Nacional ainda terá mais duas sequências de sete partidas sem descanso, idêntica à realizada na virada de julho para agosto. Entre as duas séries e logo após a segunda há uma quarta-feira vazia no calendário, que será preenchida novamente pela Sul-Americana em caso de classificação. O clube teria uma folga apenas na última semana de outubro.

O possível adversário alviverde sairá da partida entre o uruguaio River Plate e o colombiano Itagüi, amanhã, em Montevidéu. Os colombianos venceram a primeira partida por 1 a 0. Ganhar esse confronto eliminaria outras duas folgas no calendário, em uma situação que se repetirá a cada fase que o time for superando.

"O Coritiba nunca passou de fase na Sul-Americana. Ano passado, contra o Grêmio, ficamos muito perto, mas não conseguimos. Se a gente se classificar, certamente vai mais feliz para o jogo do fim de semana [contra o Inter, pelo Brasileiro]", diz o zagueiro Chico. Recuperado de um edema ósseo no joelho direito que o deixou fora dos dois últimos jogos, Chico é um dos reforços do departamento médico para o jogo de hoje. Outro é Geraldo, curado de dores musculares.

O terceiro apoio o time espera receber da arquibancada. A diretoria reduziu para R$ 35 (arquibancada) e R$ 45 (setor Mauá) os ingressos da modalidade Sócio-Torcedor, que tem mensalidade de R$ 9,90 e 50% de desconto na aquisição das entradas. "Cabe a nós ajudar a torcida a nos ajudar. Correr, dar o melhor, dividir, mostrar que quer ganhar… Fazendo isso, tenho certeza de que a torcida vem com a gente", afirma Chico.

Macaca x Tigre

Em crise no Brasileiro, Ponte Preta (17º) e Criciúma (16º) mudam o foco hoje para a disputa da Sul-Americana. O time paulista venceu por 2 a 1 no jogo de ida e, além da vantagem, conta com a estreia do técnico Jorginho (ex-Flamengo), às 19h30, em Campinas, com transmissão ao vivo pelo SporTV. Também sem técnico, os catarinenses fizeram ontem uma proposta para Paulo César Gusmão, que está no Atlético-GO.

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.