• Carregando...
Marquinhos Santos reestreia hoje pelo Coxa se dizendo mais maduro e profissional | Albari Rosa/ Gazeta do Povo
Marquinhos Santos reestreia hoje pelo Coxa se dizendo mais maduro e profissional| Foto: Albari Rosa/ Gazeta do Povo

Opinião

Coxa ainda precisa acertar o pé e parar de errar atrás

Nícolas França, autor da coluna Futebol de Botão

Celso Roth tentou e tentou, mas não encaixou no Coritiba seu estilo "pegador". O time até não era inferior aos adversários, como justificou após a derrota para o Palmeiras, mas simplesmente não conseguia os resultados. Seja por desperdiçar chances de gol ou falhas pontuais da defesa, perdia jogos que deveria empatar e empatava jogos que deveria ganhar. Marquinhos Santos chegou dizendo que vai priorizar a posse de bola. Implantar um estilo totalmente diferente pode ser a saída para renovar o ânimo do abatido time. Mas ele não pode esquecer os jogadores ainda precisarão acertar o gol e evitar erros na retaguarda. Na escalação de hoje apresenta duas boas novidades. Martinuccio, jogador que Roth pediu a contratação, mas não pôde usar, tem qualidade para ajudar a manter a posse de bola e finalizar bem – desde que tenha, de fato, superado os problemas físicos. Carlinhos garante ofensividade à lateral esquerda. É só orientá-lo a se posicionar melhor na marcação. Manter o defensivo Dener no setor talvez tenha sido a maior teimosia de Roth.

Dizendo retomar um trabalho que não deveria ter sido interrompido há quase um ano, o técnico Marquinhos Santos reestreia no Coritiba hoje contra o Flamengo, às 22 horas, no Couto Pereira, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Para ele, a volta repara o erro que teria sido sua demissão em setembro de 2013.

"Acredito que seja uma reconstrução daquele momento, quando a equipe encontrava-se na 11.ª colocação no Brasileiro, mas com a mesma pontuação do sétimo [na verdade em 12.º, com a mesma pontuação do nono]. Não era um momento desesperador. Após a saída ocorreu uma queda de performance que quase culminou na queda [para a Série B]. Corrige-se o que ocorreu há 11 meses", opinou.

O declínio, porém, havia começado bem antes. Após uma grande arrancada, na qual chegou a liderar em três rodadas, o time passou a ter dificuldades a partir da 13.ª. Daí por diante foram cinco derrotas, cinco empates e apenas uma vitória pelo Nacional até a demissão – na derrota em casa por 1 a 0 para o colombiano Itagüi pela Sul-Americana.

Apesar de criticar a ação do clube, Marquinhos diz "não guardar mágoa". "Tenho mais é que agradecer pela oportunidade e hoje, mais maduro e muito mais profissional, executar aquilo que o Coritiba precisa".

O fato é que reencontra o time em situação bem pior do que deixou. Por isso a ideia hoje é conseguir uma vitória que anime para o Brasileiro. Apesar de não querer priorizar nenhuma das competições, o treinador admite que o retorno ao Coxa, com contrato de quatro meses, tem um objetivo principal: evitar o rebaixamento.

"O foco é sair desse desconforto. Nosso campeonato é contra oito a nove equipes. Não adianta nos iludirmos e pensarmos que vamos brigar por Libertadores", admitiu. Mas ele não deixa de abraçar a Copa do Brasil. "Vamos disputar paralelamente e procurar alcançar resultados expressivos", garantiu.

Para a reestreia, o técnico confirmou a escalação o meia-atacante argentino Martinuccio como titular e a entrada de Carlinhos na lateral esquerda. Em recuperação física, Alex segue de fora.

O confronto revive a estreia de Marquinhos pelo Coxa em 2012, quando enfrentou o mesmo Flamengo pelo Brasileiro e ganhou por 3 a 0. Depois disso livrou o time da degola naquele campeonato e foi campeão paranaense em 2013. Já neste ano foi campeão estadual pelo Bahia até cair outra vez no meio do Brasileirão. "Havia o pensamento de não assumir outro time até o final do ano. Tive propostas de equipes em melhor momento e não aceitei. Mas a ligação do presidente [Vilson Ribeiro de Andrade] não foi um convite. Foi uma convocação que eu precisava estar presente", discursou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]