• Carregando...
Luiz Felipe Scolari (à esq.), de 65 anos, passou por 16 clubes e 3 seleções na carreira; Marquinhos Santos, de 35 anos, começou a carreira em 2012, justamente no Coritiba | Lucas Uebel/ Grêmio; Albari Rosa/ Gazeta do Povo
Luiz Felipe Scolari (à esq.), de 65 anos, passou por 16 clubes e 3 seleções na carreira; Marquinhos Santos, de 35 anos, começou a carreira em 2012, justamente no Coritiba| Foto: Lucas Uebel/ Grêmio; Albari Rosa/ Gazeta do Povo

Idade

Marquinhos Santos e Felipão estão em lados opostos na lista dos treinadores mais velhos do Brasileirão

1º Luiz Felipe Scolari (Grêmio): 65 anos

2º Abel Braga (Internacional): 62 anos

3º V. Luxemburgo (Flamengo): 62 anos

4º Levir Culpi (Atlético-MG): 61 anos

5º Marcelo Oliveira (Cruzeiro): 59 anos

6º Muricy Ramalho (São Paulo): 58 anos

7º Cristóvão Borges (Fluminense): 55 anos

8º Ricardo Drubscky (Goiás): 54 anos

9º Dorival Júnior (Palmeiras): 52 anos

10º Mano Menezes (Corinthians): 52 anos

11º Jorginho (Chapecoense): 49 anos

12º Ney Franco (Vitória): 48 anos

13º Vagner Mancini (Botafogo): 47 anos

14º Gilson Kleina (Bahia): 46 anos

15º Gilmar Dal Pozzo (Criciúma): 45 anos

16º Claudinei Oliveira (Atlético): 45 anos

17º Eduardo Baptista (Sport): 44 anos

18º Enderson Moreira (Santos): 43 anos

19º Argel Fucks (Figueirense): 40 anos

20º Marquinhos Santos (Coritiba): 35 anos

O técnico mais novo e o mais velho do Brasileirão estarão frente à frente amanhã, às 18h30, no Couto Pe­­reira, na partida entre Co­­ri­­tiba e Grêmio. Do lado dos mandantes, Marquinhos San­­tos, de 35 anos. Já pelo time gaúcho, um comandante 30 anos mais velho, Luiz Felipe Scolari.

Em 1982, quando o comandante coxa-branca tinha apenas três anos de idade, Felipão iniciava a carreira como treinador. Desde então, são 19 equipes diferentes no currículo do gaúcho, incluindo três seleções nacionais. O ápice e o pior momento da trajetória vieram na seleção brasileira. Ele se consagrou com a conquista do penta, em 2002, e passou vergonha ao comandar o time derrotado em casa por 7 a 1 pela Alemanha, há pouco mais de três meses, no último Mundial.

Scolari reencontrou a paz no Grêmio. No clube de coração, emplacou uma campanha sólida que colocou o time na briga pelo G4. O objetivo do "caçula" Marquinhos é outro, um pouco menos "nobre". No duelo no Alto da Glória, luta para manter o Alviverde fora da zona de rebaixamento.

Segundo o matemático Tristão Garcia, do site Info­­bola, a probabilidade de o Co­­ritiba ser rebaixado ainda é de 52%. Antes da vitória de quarta-feira, sobre o Botafogo, porém, o índice era pior: 71%. Já a chance de o Grêmio conseguir a classificação para a Libertadores é de 38%.

"Não vejo como um encontro de escolas diferentes", opina o técnico do Co­­xa. "Acredito sim que teremos um grande jogo, com o Grêmio forte brigando na parte de cima e nós precisando nos impor dentro da nossa casa para poder sair da situação que estamos", acrescentou, por meio da assessoria de imprensa do clube.

Marquinhos não vê Fe­­li­­pão ultrapassado. Para ele, o ex-técnico da seleção pode acrescentar na formação dos novos comandantes. "Acho que ele tem muito a contribuir com essa nova safra de treinadores. Ele procura se atualizar das tendências do futebol e se informar sobre o que acontece nos principais centros do planeta, além de ter uma bagagem vencedora", elogiou.

O Coxa não pretende ser um anfitrião gentil com Sco­­lari. O técnico tem boas e más lembranças do Couto Pereira. Foi no estádio alviverde que ele conquistou o último título por um clube, a Copa do Brasil de 2012, vencida pelo Palmeiras, após um empate por 1 a 1 com os donos da casa. Porém, no ano anterior, também com o time paulista, pelo mesmo torneio, ele viu seus comandados perderem por 6 a 0 e saírem humilhados de campo.

Felipão ainda comandou o time paranaense em uma passagem relâmpago. Em 1990, ele trabalhou no clube em três partidas. Foram três derrotas, sendo a última para o Juventude. Após a partida, o técnico pegou uma carona para o Rio Grande do Sul no próprio ônibus do time gaúcho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]