• Carregando...
Marquinhos Santos tenta resolver o problema dos altos e baixos do Coxa no Brasileiro | Marcelo Andrade/ Gazeta do Povo
Marquinhos Santos tenta resolver o problema dos altos e baixos do Coxa no Brasileiro| Foto: Marcelo Andrade/ Gazeta do Povo

Alviverdes

Retornos

O meia Alex deve retornar à equipe contra o Internacional no fim de semana. Ele participou do jogo-treino que o Coritiba realizou contra o São José, ontem, e não voltou a sentir a coxa direita, que o tirou dos últimos cinco jogos do Alviverde. Além dele, Lincoln e Willian também treinaram e podem jogar diante do time gaúcho.

Mistério

Apesar de ter os jogadores à disposição, o técnico Marquinhos Santos fez mistério e não divulgou se eles estarão em campo. No entanto, é provável que use dois volantes estritamente de marcação (Júnior Urso e Willian) para dar liberdade a Alex no meio de campo. Lincoln deve começar no banco.

Nova Mauá

O Coritiba começou a montagem da estrutura que vai receber temporariamente as torres de iluminação do Couto Pereira. Com a reta da Mauá em obras, o atual sistema vai precisar ser transferido. A expectativa é de que a iluminação temporária comece a funcionar na partida contra o São Paulo, no dia 8 de setembro.

Contra o Internacional no domingo, às 16 horas, no Couto Pereira, o Coritiba vai tentar reeditar os melhores momentos que teve no Brasileirão e, quem sabe, retomar uma posição no G4. O time que antes comandava as partidas, hoje já não consegue se impor sobre os adversários e por isso tem tido dificuldades para triunfar – está há quatro jogos sem vencer.

O exemplo mais claro desse declínio durante os 90 minutos é a posse de bola. Com a característica de tocar a pelota para lá e para cá, o Alviverde se notabilizou inicialmente por deixar o combatente na roda. Até a 10.ª rodada, enquanto esteve invicto, acumulou uma média de 53,3% de posse.

Se na comparação com os embates seguintes a diferença não foi significativa (51,8%), o que pesa é a quantidade de partidas em que teve mais tempo com a bola. Dos 10 primeiros jogos, só não manteve mais posse que o adversário em duas oportunidades. Nos seis duelos posteriores, na metade viu o oponente dominar as ações.

Uma alteração forçada principalmente pela perda de vários jogadores, especialmente daqueles que ditam o ritmo, como Alex, Lincoln e Robinho. Os passes finalizados, por exemplo, caíram de 92% para 89%.

"Quando perde-se até três jogadores, não muda tanto o padrão de jogo. Mas quando são oito, mexe demais. Quem entra até treina junto, mas no jogo a cobrança emocional é diferente, assim como a qualidade de jogo", analisou o técnico Marquinhos Santos.

Como consequência disso, o número de gols despencou. Se antes a média era de quase dois por jogo, agora são necessárias duas partidas para marcar uma vez. Reflexo do número de finalizações certas, que foi reduzido de cinco para três por duelo.

Tanto que o Coritiba, que tinha um poder de reação grande, perdeu essa força. Saiu atrás do placar em cinco das dez primeiras partidas e buscou o empate ou a vitória em todas. Dos outros seis, viu o adversário marcar antes em cinco oportunidades e só conseguiu empatar em uma – nas outras perdeu.

O treinador corrobora os dados, mas também acrescenta nessa conta os erros de arbitragem contra o Corinthians (pênalti mal marcado a favor do Timão) e Criciúma (impedimento no segundo gol do Tigre). "Entre outras situações, eu coloco essa questão da arbitragem, que foi determinante para a falta de resultados e de rendimento em pontuação", completou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]