• Carregando...
Kléber Gladiador: principal contratação do Coritiba no ano. | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Kléber Gladiador: principal contratação do Coritiba no ano.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

O Coritiba enfrentou mais um ano de calvário: derrota em casa na final do Paranaense, eliminação nas oitavas de final da Copa do Brasil e luta contra o rebaixamento até a última rodada do Brasileirão. Pelo menos, a permanência na elite está garantida. Politicamente, o ano foi muito conturbado no clube, com polêmicas, rachas internos e pressão sobre o presidente Rogério Bacellar.

Relembre os principais momentos da temporada 2015 coxa-branca:

07/01 - Mudanças no grupo

O mês de janeiro foi de intensas negociações e reformulação do elenco, após a nova diretoria assumir o comando da equipe. Nomes como o goleiro Vanderlei, o meia Robinho e o atacante Zé Love deixaram o clube, que fez investimentos mais modestos na equipe visando economizar dinheiro.

31/01 – Estreia no Paranaense

O Coritiba inicia o Estadual com vitória sobre o Nacional e começa a brilhar a estrela do prata da casa Rafhael Lucas, que viria a ser o artilheiro da competição.

03/02 – Crítica de Alex

Brunno Covello/Gazeta do Povo

Até então cabo eleitoral da nova diretoria, comandada por Rogério Bacellar, o ex-jogador e ídolo Alex começou a mostrar seu descontentamento com os rumos do clube.

29/03 – Liderança garantida

Sem torcida na Vila Capanema, o clássico com o Paraná foi morno, terminou sem gols e garantiu ao Coxa a liderança da primeira fase do Estadual.

31/03 – Maior dívida da história

Henry Milléo/Gazeta do Povo

Em campo, o clima era tranquilo com o Coxa bem no Estadual. Mas fora das quatro linhas, a divulgação do balanço do clube, com a reprovação das contas de Vilson Ribeiro de Andrade, fez fervilhar os bastidores alviverdes.

26/04 – Fantasma começa a assustar

O Coxa chegou à final contra o Operário como grande favorito, mas a derrota por 2 a 0 no jogo de ida deixou o Alviverde mais longe do título.

03/05 - Vexame no Couto

Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Nada de virada. O Coxa não conseguiu reverter a vantagem do Operário. Pior, voltou a ser derrotado. O revés por 3 a 0 escancarou as deficiências do elenco coxa-branca.

Operário festeja primeiro título da história

Veja como foi a festa da equipe de Ponta Grossa no gramado do Couto Pereira.

+ VÍDEOS

Antes da final, torcida do Coritiba protesta contra o governo do estado: “Fora, Beto Richa”.

Torcida protesta contra o governador no Couto Pereira

Torcedores de Coritiba e Operário gritam “Fora Beto Richa!”.

+ VÍDEOS

04/05 – Dispensas

Brunno Covello/Gazeta do Povo

A derrota no Estadual desencadeou mudanças. A primeira lista de dispensa do ano surgiu no clube.

09/05 - Derrota na estreia

A estreia no Brasileirão não aliviou a crise no Coxa: derrota por 2 a 1 para a Chapecoense.

16/05 - Mudanças na diretoria

Albari Rosa/Gazeta do Povo

O vice-presidente Ricardo Guerra e o diretor-executivo João Paulo Medina deixam o clube alegando “diferenças de visão estratégica”.

09/06 – A primeira mudança de treinador

Antônio More/Gazeta do Povo

Após seis rodadas, o Coxa soma apenas uma vitória no Brasileiro e já frequenta a zona de rebaixamento. Marquinhos Santos é demitido e Ney Franco é contratado para seu lugar.

16/06 - Veteranos reforços

Henry Milleo/Gazeta do Povo

O Coxa reformula o elenco durante o Brasileiro. Duas situações chamam mais atenção: o retorno de Marcos Aurélio e a aposta em Kléber Gladiador , que estava há seis meses sem jogar.

Julho - Mês turbulento

Josue Teixeira/Gazeta do Povo

O mês deveria ser marcado pela celebração dos 30 anos do título brasileiro de 1985, mas foi povoado por conflitos. Começou com a renúncia do vice-presidente de futebol do clube, Ernesto Pedroso, passou pela sequência de seis jogos sem vitórias, que deixou o time na lanterna do Brasileirão. Ainda houve a negativa do ídolo Alex em assumir a função deixada por Pedroso no clube.

03/08 – Afastamentos

Antônio More / Agência de Notícias Gazeta do Povo/Antônio More / Agência de Notícias Gazeta do Povo

Agosto começou com quatro jogadores sendo afastados: Rosinei, Norberto, Helder e Wallyson passaram a treinar separados do grupo.

18/08 – Diretor de futebol

Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Tentando apaziguar a crise interna, o Coritiba definiu a contratação de um novo diretor de futebol, Valdir Barbosa.

28/08 – Polêmica do Whatsapp

Hugo Harada/Gazeta do Povo

As diferenças entre os integrantes da diretoria coxa-branca ficaram escancaradas com o vazamento de conversas do WhatsApp que envolviam dirigentes do clube. A crise provocou uma revolução na cúpula do clube, com a saída de diversos integrantes do escalão alviverde.

20/09 – Boa fase e vitória no Atletiba

Veja como foi o jogo que salvou o Coritiba e rebaixou o Vasco

Empate sem gol no Couto Pereira selou o destino das equipes no Brasileiro.

+ VÍDEOS

Liderado pelo atacante Henrique Almeida, o Coxa emenda uma sequência de resultados positivos que tem como “cereja do bolo” a vitória por 2 a 0 diante do rival Atlético. O resultado deixa o Coxa em 14º lugar, fora da zona de rebaixamento.

25/10 - Invasão de vestiário

Albari Rosa/Gazeta do Povo

O Coxa volta a cair na tabela e passa a fazer contas contra o rebaixamento. A pressão nos bastidores é intensa. Após a derrota para o São Paulo, no Couto Pereira, é registrada uma tentativa de invasão no vestiário coxa-branca.

03/11 – Demissão de Ney Franco

Albari Rosa/Gazeta do Povo

Pressionado pelos conselheiros do clube e vendo o clube afundado na zona de rebaixamento, o presidente Rogério Bacellar decide demitir Ney Franco.

Toby lembra o título de 85

Veja a entrevista do ex-camisa 10 do Coritiba sobre a final de 1985, seu grande momento como jogador.

+ VÍDEOS

Dorival Mateus da Costa, o Toby, ex-jogador do Coritiba, morreu vítima de um infarto fulminante.

29/11 - Reação com Pachequinho

Pachequinho e a reviravolta no Coritiba

O técnico assumiu o Coritiba com 70% de risco de rebaixamento, faltando cinco rodadas para o fim do Brasileiro. Acertou o time, já emendou três vitórias em sequência e deixou o Alviverde muito perto da salvação.

+ VÍDEOS

A diretoria decide apostar no ex-jogador Pachequinho até o fim da competição. A equipe muda de comportamento e reage. A vitória sobre o Palmeiras, fora de casa, marca o terceiro triunfo seguido do Coxa e deixa o time com apenas 1% de risco de rebaixamento.

6/12 - Fim do martírio

Albari Rosa/Gazeta do Povo

Coritiba empata sem gols com o Vasco, no Couto Pereira, e termina o Brasileiro em 15º lugar, fora da temida ZR. Fechou a competição com 44 pontos – 11 vitórias, 11 empates e 16 derrotas.

10/12 - Saídas e dívida

Hugo Harada/Gazeta do Povo

O atacante Anderson Aquino, que estava emprestado ao Santa Cruz, obtém na Justiça a rescisão do contrato com o Coritiba, alegando atrasos de salários (do período em que estava no time nordestino), 13º, FGTS e premiações. Pede ainda R$ 3,3 milhões referentes a direitos econômicos que haviam sido comprados pelo Alviverde. Outro que deixou o Alto da Glória foi o meia Lúcio Flávio, de 36 anos, que jogou 25 partidas e não marcou gol em sua segunda passagem pelo clube.

11/12 – Projeto 2016

Albari Rosa/Gazeta do Povo

Apesar de conseguir um bom rendimento na reta final do Brasileiro e de ser o responsável direto pela salvação do Coritiba, o técnico interino Pachequinho não é efetivado no cargo. Ele é oficializado como auxiliar técnico e, como parte de um projeto de longo prazo, deve passar um período na Europa se preparando para assumir o comando da equipe no futuro. Mais experiente, o curitibano Gilson Kleina assina contrato até o fim de 2016 com o Coxa. O preparador físico Robson Gomes também é contratado. Para o time, o primeiro reforço é o lateral-direito Ceará, que estava no Cruzeiro.

20/12 – Jogo Festivo

Equipe campeã brasileira do Coritiba em 1985 enfrenta time coxa-branca campeão estadual em 1989. Associados sorteados e atletas de outras épocas do clube também participam da confraternização em homenagem ao ex-jogador Toby. Parte da renda do evento inclusive foi repassada para a família de Toby.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]