• Carregando...
O português Cristiano Ronaldo, eleito melhor do mundo em 2014, é apenas o 29º em ranking de atacantes de centro de estudos suíço. | Arnd Wiegmann/Reuters
O português Cristiano Ronaldo, eleito melhor do mundo em 2014, é apenas o 29º em ranking de atacantes de centro de estudos suíço.| Foto: Arnd Wiegmann/Reuters

O argentino Lionel Messi, do Barcelona, foi apontado nesta terça-feira (31) pelo Centro de Estudos Internacionais do Esporte (CIES, na sigla em inglês), como o melhor atacante dos campeonatos nacionais da Europa desde 1º de janeiro, em relatório que pôs o português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, no 29º lugar.

O estudo analisa o desempenho dos atletas desde o primeiro dia do ano, levando em conta estatísticas como chutes a gol, criação de chances, passes, no caso dos atacantes. O camisa 10 mais famoso da atualidade fez 17 gols em 12 jogos em 2015, conseguindo 100 pontos.

Logo atrás, com 92 pontos, ficou o holandês Arjen Robben, do Bayern de Munique, seguido pelo alemão Bas Dost, do Wolfsburg. O brasileiro naturalizado espanhol Diego Costa, do Chelsea, ficou em quinto, logo atrás do uruguaio Luis Suárez, companheiro de Messi no Barça.

Entre os jogadores da seleção brasileira, o atacante de maior destaque é Neymar, outro atleta da equipe catalã, que aparece no 12º posto, com 51 pontos, quase a metade do obtido por Messi. Cristiano Ronaldo, por sua vez, aparece em polêmica 29ª colocação.

O relatório do CIES ainda aponta os melhores em outras quatro funções táticas. Entre os zagueiros, lidera o bósnio Emir Spahic, do Bayer Leverkusen, entre os francês Gael Clichy, do Manchester City. Já o melhor volante é o turco Nuri Sahin, do Borussia Dortmund, enquanto o belga Eden Hazard, do Chelsea, junto com o alemão Mesut Özil, do Arsenal, dividem a ponta entre os meias.

No ‘top 10’ das diferentes posições, aparecem apenas cinco brasileiros, todos defensores, com Marcelo, do Real Madrid, ficando em segundo entre os laterais, seguido pelo ex-coxa-branca Rafinha, do Bayern de Munique, e Wendell, do Bayer Leverkusen, que dividiram o terceiro posto. Entre os zagueiros, Thiago Silva, do Paris Saint-Germain é o quinto colocado, seguido pelo companheiro David Luiz, que divide a sexta posição com o holandês Stefan de Vrij, da Lazio.

O estudo foi promovido pelo Observatório de Futebol, que é um grupo de pesquisa do CIES, fundação afiliada à Universidade de Neuchatel, na Suíça.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]