• Carregando...
Aposentado Edmar Martins apresenta coleção a Tiago Recchia | Bruno Covello/ Gazeta do Povo
Aposentado Edmar Martins apresenta coleção a Tiago Recchia| Foto: Bruno Covello/ Gazeta do Povo

Álbuns de figurinhas podem agradar a fãs do futebol de todas as idades, mas a diversão tem sempre data marcada para acabar: o fim de um campeonato. Mas esse prazo não vale para o aposentado Edmar Martins, de 82 anos. Há 15 anos, ele aumenta sem parar seu acervo de edições da tirinha Los 3 Inimigos, do cartunista Tiago Recchia. Desde o Brasileiro de 1998, Edmar acompanha o eterno conflito entre os rivais Atleticón, C­o­­risco e Paranito.

A série estreou no jornal Tribuna do Paraná em fevereiro de 1997. No dia em que o aposentado descobriu as charges, se apaixonou. "Achei a ideia fantástica", relembra Edmar, "e resolvi começar a colar todas as tirinhas que saíam, dia após dia, em um caderno", conta.

De uma maleta alaranjada, Edmar vai tirando as peças de seu tesouro: um, dois, três... 26 cadernos. A cada semestre, ele inicia um novo "ál­­bum", que leva o título do Paranaense ou do Brasileirão daquele ano.

Tiago Recchia, o "pai da criança", teve a oportunidade de conhecer a coleção de Edmar. E se impressionou. "Tá louco, aí nesses cadernos tem até charges que eu não fiz!", brinca o cartunista. "Dá muita satisfação ver uma produção de 15 anos catalogada dessa forma, com carinho", reconhece Recchia.

Nos últimos anos, Edmar deixou de ser um mero colador de tirinhas. Junto a cada charge ele adiciona um co­­mentário sobre a situação dos times retratados. "Esse coxa mais parece um pronto socorro...", anotou o aposentado embaixo de uma charge de 2012, que mostra Corisco todo enfaixado em uma cama de hospital. Era uma alusão ao número de jogadores lesionados no Coritiba, e Edmar registrou sua preocupação com os problemas do time de coração.

Até quando ele quer colecionar as charges? "Para sempre. É o jeito mais divertido que eu conheço para acompanhar futebol. Não pretendo parar nunca, esse negócio é uma cachaça", ri Edmar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]