• Carregando...
 |
| Foto:

É quase diário o apelo de Atlético, Coritiba e Paraná pela aproximação dos seus torcedores. Invariavelmente via plano de sócios, os clubes veem o apoio de quem está na arquibancada como a única maneira de reduzir a distância para os gigantes do futebol brasileiro. Mas e quando esse torcedor vai atrás do seu time? Para buscar esta resposta, a Gazeta do Povo testou os canais de comunicação disponíveis no site oficial de rubro-negros, alviverdes e tricolores. Fez o mesmo na página da Federação Paranaense de Futebol. Mesmo com perguntas triviais e um prazo camarada para a resposta, a constatação é de que o fã do trio de ferro é, em regra, tratado com o mesmo carinho que um volante brucutu trata as canelas do adversário.

Como funcionou o teste

Sem se identificar, a reportagem da Gazeta do Povo enviou quatro perguntas aos clubes e três à Federação Paranaense de Futebol pelos canais disponíveis no site oficial de cada um deles. Os contatos foram feitos entre 16 horas e 16h30 do dia 24 de abril e estipulados cinco dias como prazo para o retorno. Depois, com a devida identificação, a reportagem procurou os clubes para saber como funciona (ou não) o atendimento aos torcedores. Confira!

Paraná

O contato

O internauta preenche dados e envia sua mensagem. Após o envio, recebe um código de protocolo que serve de acompanhamento do contato.

A resposta

Não houve.

A justificativa

O vice de Marketing, Jeferson Thauny, disse que as dúvidas são geralmente respondidas, embora a distribuição manual dentro do clube aumente o tempo de resposta. Com o protocolo, ele detectou que o número de telefone não havia sido preenchido. Como o sistema não acusa erros de cadastro, o clube admite que muitos torcedores podem ter ficado sem resposta por isso. "O processo atual está sendo revisto. Cogitamos reformular o site e contratamos um especialista em gerenciamento de redes sociais", disse.

Atlético

O contato

Uma janela em que o internauta preenche os dados solicitados e envia a mensagem. Não há confirmação do recebimento.

A resposta

Não houve

A justificativa

O Atlético informou, via assessoria de imprensa, que não atende a questionamentos da Gazeta do Povo.

Coritiba

O contato

Há um formulário em que o torcedor preenche alguns dados, envia e recebe uma confirmação, que vem junto com uma mensagem de erro, o que pode causar alguma confusão.

A resposta

No mesmo dia, uma hora e meia após o envio. A mensagem detalhou os planos de associação com valores e forma de cadastro; indicou o site para a loja virtual de compras de produtos licenciados do clube; informou que o acesso a treinos é exclusivo a sócios e em promoções e que o projeto "Mascotinhos" é exclusivo para uma das modalidades de plano de sócio-torcedor.

A justificativa

O clube informou que a norma é responder todas as mensagens, mas sem um tempo máximo para o retorno. O fluxo aumenta quando o time perde. "Recebemos muitas opiniões e questionamentos em relação a esse ou aquele atleta ou ao jeito que o técnico escala o time, ou do torcedor querendo indicar algum jogador para o clube. Dentro desse contexto, há também simples desabafos. É feita uma triagem de tudo isso e as mensagens são encaminhadas aos respectivos departamentos do clube, que se encarregam de elaborar a resposta", diz o superintendente-executivo, José Rodolfo Leite.

Federação

O contato

A FPF oferece uma janela para o envio da mensagem com os questionamentos.

A resposta

Após o preenchimento dos dados, na confirmação do envio do e-mail, houve erro na página e a mensagem não foi enviada.

A justificativa

A assessoria da FPF afirmou que o site está defasado e uma nova página entrará no ar nos próximos meses. Na quinta-feira, foi corrigida a falha no link de contato.

***

Veja as perguntas feitas para os clubes

• Como faço para ser sócio?

• Onde posso comprar produtos licenciados?

• Posso assistir aos treinos do time?

• Meu filho pode ser mascote no próximo jogo?

• Como fazer?

Veja as perguntas feitas para a Federação

Detalhamento sobre o curso de formação de árbitros, com inscrições até 25 de abril.

• Quanto custa para ver um jogo da Suburbana?

• Por que não está atualizada, no site, a lista de torcedores impedidos de entrar nos estádios?

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]