• Carregando...
Vanderlei Luxemburgo não é mais o técnico do Grêmio | EFE
Vanderlei Luxemburgo não é mais o técnico do Grêmio| Foto: EFE

Faltando apenas uma semana para o retorno do Brasileirão, a diretoria do Grêmio surpreendeu neste sábado (29) ao demitir o técnico Vanderlei Luxemburgo. O diretor executivo Rui Costa disse que o clube está precisando de um "fato novo" antes do reinício do campeonato.

Luxemburgo foi demitido durante a manhã assim que apareceu no Olímpico para comandar as atividades planejadas para o dia. De acordo com Rui Costa, a decisão pela saída do treinador foi tomada em reunião realizada na noite de sexta-feira com o presidente Fábio Koff.

O técnico não chegou a comandar o time no jogo-treino desta manhã contra o Caxias, no Olímpico. Foi somente durante a atividade que a notícia da demissão foi anunciada pela diretoria.

"Nós entendemos que tinha de haver uma mudança no ambiente, no cenário e optamos pela troca do treinador. Respeitamos muito o Luxemburgo, mas sempre as coisas pendem para a troca do treinador", afirmou Rui Costa.

Luxemburgo estava sem clima no clube desde a precoce eliminação nas oitavas de final da Libertadores diante do Independiente Santa Fé, após o enorme investimento feito pelo Grêmio visando principalmente a conquista da competição.

O treinador chegou a entrar em rota de colisão com alguns jogadores, como o centroavante Barcos, e já não tinha prestígio com a torcida. No jogo contra o São Paulo, na última rodada do Brasileirão, antes da pausa para a Copa das Confederações, ele chegou a ser vaiado antes de a bola rolar por deixar Elano no banco.

"Não existia mais sinergia entre o treinador, o time e o clube e mudamos antes que a situação ficasse insustentável", observou Costa, que espera anunciar o substituto antes de o Brasileiro recomeçar, dia 6 de julho.

Alguns nomes surgem na pauta dos tricolores. Celso Roth, Renato Gaúcho e Muricy Ramalho largam na frente e o clube não descarta também investir em Paulo Autuori, descontente com os atrasos de salários no Vasco.

Retrospecto

Sem títulos, Luxemburgo fracassou em duas edições do Campeonato Gaúcho, alcançou a semifinal da Copa do Brasil - quando foi eliminado pelo futuro campeão Palmeiras -, foi terceiro colocado no Brasileirão do ano passado e caiu nas oitavas da Libertadores deste ano. Ao todo, ele somou 52 vitórias, 21 empates e 18 derrotas em 91 jogos no Grêmio.

Com a demissão do técnico - o preparador físico Antônio Mello também deixou o clube -, o auxiliar técnico Roger comandará o time gaúcho nas primeiras rodadas do Brasileirão após a retomada a partir do próximo fim de semana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]