• Carregando...

O Guarani derrotou o Palmeiras por 3 a 1, na tarde deste domingo (8) no Estádio Brinco de Ouro, em Campinas, pela penúltima rodada da primeira fase do Paulistão. Com isso, houve uma troca de posições entre os dois times: os palmeirenses caíram para o quinto lugar, ainda com 35 pontos, após serem ultrapassados justamente pelo rival, que chegou a 36.

Se a primeira fase do Paulistão acabasse hoje, Guarani e Palmeiras se enfrentariam nas quartas de final. Mas, com a importante vitória deste domingo e a consequente ultrapassagem na classificação do campeonato, o time de Campinas, agora como quarto colocado, passaria a ter a vantagem de atuar em casa no jogo único contra o adversário palmeirense.

Assim como já tinha acontecido na vitória sobre o Horizonte na última quarta-feira, pela Copa do Brasil, o técnico Luiz Felipe Scolari voltou a apostar no esquema tático com apenas Barcos no ataque. Mas foi obrigado a mudar seus planos logo aos 10 minutos de jogo, quando o meia Wesley sofreu contusão e precisou ser substituído pelo atacante Maikon Leite.

Apesar da formação mais ofensiva do Palmeiras, quem marcou primeiro foi o Guarani. Aos 14 minutos, o atacante Bruno Mendes aproveitou cruzamento na área e cabeceou com perigo. No rebote de Deola, o zagueiro Neto chutou forte para fazer 1 a 0. A reação palmeirense foi rápida. Daniel Carvalho cavou pênalti e Barcos bateu com categoria para empatar o jogo aos 18.

Mas o Guarani voltou a ter sucesso apostando naquela que é justamente a principal arma palmeirense: a bola aérea. Em nova cobrança de falta na área, o meia Danilo Sacramento cabeceou a bola no travessão. No rebote, o atacante Fabinho foi derrubado por Gerley. Pênalti. O meia Fumagalli cobrou bem aos 24 minutos e voltou a colocar o time de Campinas em vantagem.

Depois disso, o jogo ficou aberto. E os dois times desperdiçaram boas chances de gol. Aos 25 minutos, por exemplo, Maikon Leite chegou em ótimas condições para marcar, mas chutou para fora. Aos 33, o goleiro Juliano fez bela defesa em cabeçada de Barcos. Deola também fez milagre aos 38, em duas jogadas seguidas: cabeceio de Fabinho e chute de Bruno Mendes.

No segundo tempo, o Palmeiras tentou pressionar em busca do empate. Mas, desorganizado, acabou abrindo espaço para o contra-ataque. Aí, o Guarani aproveitou para ampliar o placar. Aos 11 minutos, Fabinho avançou pela esquerda e cruzou na cabeça de Bruno Mendes, que fez 3 a 1. Para piorar a situação palmeirense, Cicinho foi expulso logo depois do gol sofrido.

Com um jogador a menos e dois gols de desvantagem, o Palmeiras passou a criar chances somente nas jogadas de bola parada de Marcos Assunção. Mas nem isso foi suficiente para evitar a derrota em Campinas. Assim, o Guarani acabou com um jejum de vitórias sobre o rival que durava desde 2004 - foram três vitórias palmeirenses e três empates nos seis jogos anteriores.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]