• Carregando...
Valdívia, na disputa com Rodrigo Andrade, saiu do banco de reservas para decidir a partida. | Cesar Greco / Divulgação/ Palmeiras
Valdívia, na disputa com Rodrigo Andrade, saiu do banco de reservas para decidir a partida.| Foto: Cesar Greco / Divulgação/ Palmeiras

A história da classificação do Palmeiras para a semifinal do Campeonato Paulista foi muito mais um roteiro de suspense do que de brilho. A "zebra" passou perto de aparecer na manhã deste domingo (12) no Allianz Parque e os 35 mil presentes precisaram passar por muita angústia até Leandro Pereira marcar o gol salvador da vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo. O jogo lembrou muito o confronto no qual o time alviverde foi eliminado na semifinal do Estadual de 2014, contra o Ituano. O favorito pressionava, sufocava e o gol na saía. A diferença é que neste domingo o Palmeiras conseguiu decidir a tempo de evitar um novo desastre. A vitória premiou quem buscou atacar e demonstrou ser capaz de dominar a própria ansiedade.

O clima do mata-mata na nova arena deixou o estádio lotado e com muita expectativa. O ambiente de otimismo levou o time do Palmeiras a entrar em campo afobado para corresponder. A vontade era superior à paciência para superar a retranca e o jogo se configurou desde o início em duelo declarado de um time defensivo, e com poucas ambições de avançar, contra um ataque em busca de calma e inspiração.

Bastou um instante de lucidez para quebrar todo o roteiro de suspense. Valdivia entrou no segundo tempo e teve a calma que faltava ao time. Segurou a bola, limpou a jogada e esperou alguém se desmarcar e tocou para Lucas servir Leandro Pereira, que completou para o gol e tirou do sufoco os 35 mil presentes. Pelo menos momentaneamente.

A angústia durou até o fim. O Botafogo conseguiu pressionar, levar perigo e fazer o palmeirense roer as unhas. Não foi preciso ser brilhante para avançar, mas o que decidiu a favor do time alviverde foi apoiar-se no grito da torcida e conseguir conter a ansiedade.

O técnico do Palmeiras, Oswaldo de Oliveira, afirmou que pretende escalar Valdivia como titular na semifinal. De acordo com o treinador, o meia chileno passará por avaliações diárias nos próximos dias e, caso mostre boas condições físicas, começará jogando a partida que vale vaga na decisão do Estadual.

"Temos de respeitar a sequência, a progressão dele. A gente sabe o que o torcedor pensa, mas somos nós quem sabemos a real condição do jogador. A ideia é que ele permaneça dois dias em regime de recuperação e que seja avaliado diariamente durante a semana. Se estiver legal, vai começar o próximo jogo".

A partida contra o Botafogo foi apenas a terceira de Valdivia no ano. O meia só estreou uma semana atrás, contra o Mogi Mirim, porque passou o início da temporada se recuperando de uma contusão muscular na coxa esquerda. O chileno também está em meio a uma arrastada negociação para a renovação do seu contrato. O jogador está vinculado ao Palmeiras até 17 de agosto.

"Ontem [sábado] tive uma conversa com o Valdivia exatamente sobre isso. Disse que ele tem que focar no Palmeiras sem projetar o que vai acontecer lá na frente. Já deixei claro que gostaria que ele permanecesse. Mas temos que ter calma. Se o contrato fosse acabar em dez dias, eu estaria mais preocupado. Mas como faltam cinco meses [quatro], temos tempo até lá", afirmou o treinador.

Na semifinal do Paulista, o Palmeiras não poderá contar com o zagueiro Vitor Hugo e o atacante Leandro Pereira, que receberam o terceiro cartão amarelo. O lateral esquerdo Zé Roberto, que deixou o campo com dores musculares, ainda será reavaliado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]