• Carregando...
Sujeira acumulada no treino do Paraná estimulou torcedor a lançar campanha de recolhimento de lixo nos jogos na Vila Capanema | Henry Milléo / Gazeta do Povo
Sujeira acumulada no treino do Paraná estimulou torcedor a lançar campanha de recolhimento de lixo nos jogos na Vila Capanema| Foto: Henry Milléo / Gazeta do Povo
  • Torcedores japoneses limpando os estádios na Copa incentivaram torcida do Paraná a lançar campanha

A repercussão do lixo acumulado na Vila Capanema no treino do Paraná na última terça-feira (26), quando funcionários da limpeza deixaram de recolher os detritos da partida com o Bragantino, no sábado (23), para cobrar da diretoria salários atrasados, repercutiu no Brasil inteiro. A repercussão levou o torcedor Kadu Neris, de 21 anos, a pensar: por que os próprios torcedores não recolhem o lixo que produzem no estádio?

Com esse questionamento e usando o exemplo dos torcedores japoneses, cujas imagens limpando os estádios depois dos jogos da Copa rodaram o mundo, o estudante universitário lançou um desafio à torcida tricolor: recolher a próprio sujeira na partida contra o Sampaio Corrêa, terça-feira (2), pela 20ª rodada da Série B do Brasileiro.

Nesta quinta-feira (28), Neris criou no Facebook o grupo "Limpe nossa Vila Capanema" para incentivar. "Copiei uma das notícias [do estádio sujo] no grupo do Paraná no Facebook e citei os japoneses na Copa. A coisa repercutiu, até com gente que nem conheço. Então decidi tomar essa iniciativa", explica Neris.

A sugestão é para que cada torcedor leve seu próprio saco ou sacola para recolher a sujeira nos jogos da Vila Capanema, a partir do confronto com o Sampaio Corrêa. "Não é uma coisa tão difícil, já que todo mundo tem sacola de mercado em casa. A intenção é mesmo reverter a imagem que o Paraná ficou e dar um exemplo até mesmo para as torcidas de outros times", afirma o criador da campanha.

A adesão no grupo criado no Facebook era pequena no fim da tarde desta terça – dos 336 convidados a participar, 62 haviam confirmado que recolheriam o lixo no Durival Britto. mas a expectativa é que a campanha ganhe repercussão até terça-feira e, com isso, mais adesões. "Mesmo que a adesão seja pequena eu fico feliz, porque a minha parte estou fazendo. Cada um tem que fazer a sua", aponta o torcedor.

Neris também cogita levar sacos para distribuir antes do jogo. Para quem não levar saco de lixo, o torcedor tricolor faz um pedido: que não joguem sujeira no chão, que se desloque até o cesto de lixo mais próximo.

"Isso é até um respeito por quem faz a limpeza do estádio, que não teve culpa por deixar a Vila suja essa semana, afinal, estavam buscando os direitos deles", aponta. "Ninguém joga lixo na sua própria casa. E não é porque a pessoa tem empregada que vai jogar sujeira no chão. A mesma coisa tem que ser no estádio", reforça Neris.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]