• Carregando...
Viatura policial impedia a entrada da ambulância no estádio, o que atrasou o atendimento a Morosini | MASSIMILIANO SCHIAZZA / EFE
Viatura policial impedia a entrada da ambulância no estádio, o que atrasou o atendimento a Morosini| Foto: MASSIMILIANO SCHIAZZA / EFE

Federação Italiana e Livorno homenageiam Morosini

A Federação Italiana de Futebol e o Livorno, da segunda divisão, anunciaram nesta segunda-feira homenagens ao meia Piermario Morosini, morto no sábado após sofrer uma parada cardíaca em campo durante partida disputada em Pescara.

A diretoria do Livorno decidiu aposentar oficialmente a camisa número 25, utilizada por Morosini desde que chegou ao clube após ser emprestado pela Udinese. O Vicenza, clube no qual o meia atuou em 2006, fez o mesmo no domingo.

A Federação Italiana, por sua vez, anunciou que todas as partidas do Campeonato Italiano serão precedidas de um minuto de silêncio até o dia 22 de abril, próximo domingo. Ainda não se sabe quais jogos serão disputados no fim de semana porque a rodada passada foi cancelada em razão da morte de Morosini.

A Federação ainda não decidiu se irá realizar normalmente a 34ª rodada, como definido pelo calendário, ou se vai transferir a 33ª para o próximo fim de semana, atrasando todas as rodadas seguintes da primeira e segunda divisões.

Enquanto anunciam homenagens a Morosini, clubes e Federação se mobilizam para auxiliar a irmã do jogador, portadora de deficiência física. Ela e Morosini eram órfãos desde a adolescência. A mãe morreu aos 15 anos e o pai, dois anos depois. Os dois ainda perderam outro irmão em seguida.

O policial responsabilizado pelo atraso da ambulância que prestou atendimento a Morosini, meia do Livorno que morreu após sofrer uma parada cardíaca no último sábado, foi automaticamente suspenso nesta segunda-feira, após uma investigação interna da polícia italiana.

O jogador de 25 anos, que estava atuando pelo Livorno após ser emprestado pela Udinese, teve um colapso em campo durante jogo contra o Pescara, pela segunda divisão do Campeonato Italiano. Aos 31 minutos do primeiro tempo, ele caiu sozinho, tentou se levantar, mas permaneceu no chão.

Logo em seguida, o árbitro paralisou a partida para a entrada dos médicos, que começaram a fazer massagem cardíaca no meia. Os profissionais, porém, não contavam com todos os equipamentos necessários para realizar o atendimento adequado para aquele tipo de situação por causa da ausência da ambulância no gramado naquele momento.

A polícia italiana está investigando os motivos que provocaram este atraso da ambulância, mas a primeira versão dá conta de que um carro da polícia local obstruiu a passagem do veículo no portão principal do Estádio Adriático, em Pescara. Por causa do problema, bombeiros teriam quebrado uma janela do veículo e soltado o freio de mão para tirá-lo do caminho, enquanto jogadores e dirigentes gesticulavam freneticamente pedindo pela entrada da ambulância no gramado. Com isso, o jogador foi levado para o hospital com um pouco de atraso.

O nome do policial suspenso não foi informado, mas o prefeito de Pescara disse que ele será punido com uma pena disciplinar de no mínimo 11 dias e no máximo seis meses, que será aplicada a partir do dia 7 de maio.

Por causa da morte de Morosini, a Federação Italiana de Futebol confirmou no último sábado o adiamento de toda a 33.ª rodada do Campeonato Italiano da Série A e dos jogos das demais divisões do país. As partidas ainda não tiveram as suas novas datas confirmadas, mas deverão ser disputadas no próximo fim de semana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]