• Carregando...
Presidentes das federações se reuniram na CBF. | Divulgação/CBF
Presidentes das federações se reuniram na CBF.| Foto: Divulgação/CBF

A CBF perdeu e não conseguiu mudar a sucessão de Marco Polo Del Nero. A proposta articulada pela entidade foi derrotada na assembleia extraordinária convocada nesta quinta-feira (11), no Rio de Janeiro.

Há uma semana, o presidente Marco Polo Del Nero havia convocado a reunião na tentativa de barrar a posse do catarinense Delfim Peixoto, 74, em caso de renúncia. Pelo estatuto da entidade, o vice mais velho assume o posto vago. A CBF queria criar um novo critério para impedir o direito de Peixoto.

A articulação da CBF foi interpretada como uma tentativa de golpe por cartolas e políticos. Os senadores da CPI do Futebol censuraram a decisão e ameaçaram retaliar.

A entidade vive a maior crise da sua história centenária. Há duas semanas, o ex-presidente José Maria Marin está preso na Suíça acusado de receber propina na venda de direitos de torneios no Brasil e no exterior. Principal executivo da gestão Marin, Del Nero, que assumiu a CBF em abril, é suspeito de participar do esquema.

Para modificar o estatuto, a CBF teria que ter dois terços dos votos das 27 federações na assembleia.

Clubes fortalecidos e mudança na reeleição

De acordo com Francisco Noveletto, presidente da Federação Gaúcha de Futebol, as modificações que dão mais poder de decisão aos clubes e limitam o mandato da presidência para uma reeleição foram aprovadas por unanimidade pelos dirigentes.

“A principal notícia deste encontro é que os clubes saem fortalecidos”, disse Noveletto dando a entender que a CBF não tem mais direito de veto às decisões tomadas pelo Conselho Técnico. “Sai satisfeito da assembleia. Foi uma das reuniões mais produtivas que tivemos na entidade”, completou.

Com essa nova regra, os clubes teriam autonomia sobre a organização das competições. Esse Conselho é formado por clubes de todas as divisões nacionais. Mas, obviamente, cada série tem um peso. Sendo que a A tem um peso maior do que a B,C e D juntas.

Noveletto também afirmou que o direito à reeleição só passa a valer a partir da próxima eleição, em 2019. O dirigente também disse que o presidente Marco Polo Del Nero prometeu não concorrer novamente ao cargo máximo da CBF.

Esta assembleia está sendo realizada três dias após as federações estaduais e os clubes, à exceção do Corinthians, terem se reunido na sede da CBF para discutir mudanças no estatuto.

O clima foi tranquilo na sede da CBF nesta quinta-feira. Apenas um homem com um cartaz escrito “Corrupção é o maior vandalismo” fazia um protesto tímido na frente do prédio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]