• Carregando...
Ribéry com o troféu de melhor jogador da Europa na temporada 2012/2013 | Sebastien Nogier / EFE
Ribéry com o troféu de melhor jogador da Europa na temporada 2012/2013| Foto: Sebastien Nogier / EFE

O francês Franck Ribéry desbancou o argentino Lionel Messi e o português Cristiano Ronaldo na eleição da Uefa e foi escolhido nesta quinta-feira (29) o melhor jogador do futebol europeu na temporada passada. Ele ganhou todos os títulos possíveis com o Bayern de Munique no calendário de 2012/2013 - Campeonato Alemão, Copa da Alemanha e Liga dos Campeões da Europa.

Essa foi a terceira edição do prêmio. Antes, os dois vencedores vieram do Barcelona: o argentino Messi ganhou em 2011 e o espanhol Andres Iniesta foi eleito no ano passado.

Nesta quinta, em cerimônia realizada em Mônaco, uma votação ao vivo feita por um grupo de jornalistas que representam os países associados da entidade - os mesmos que escolheram anteriormente os três melhores - definiu a vitória do meia-atacante francês.

Os três finalistas foram escolhidos numa lista prévia de 10 candidatos apontados pela Uefa. Os outros sete concorrentes, pela ordem de pontuação, foram o polonês Robert Lewandowski (Borussia Dortmund), o holandês Arjen Robben (Bayern de Munique), o alemão Thomas Müller (Bayern de Munique), o galês Gareth Bale (Tottenham), o alemão Bastian Schweinsteiger (Bayern de Munique), o sueco Zlatan Ibrahimovic (Paris Saint-Germain) e o holandês Robin van Persie (Manchester United).

Na votação final, realizada após o sorteio dos grupos da Liga dos Campeões da Europa, Ribéry, de 30 anos, desbancou os dois jogadores mais badalados do futebol na atualidade. Messi foi eleito pela Fifa como o melhor jogador do mundo nos últimos quatro anos e acaba de fazer outra temporada incrível pelo Barcelona, comandando a conquista do título do Campeonato Espanhol com 46 gols. Ronaldo tem brigado com o argentino pelos prêmios individuais e foi novamente decisivo para o Real Madrid - terminou como artilheiro da última Liga dos Campeões, com 12 gols.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]