• Carregando...
Tite pensativo antes de treino da seleção brasileira em Quito. | Rodrigo Buendia/AFP
Tite pensativo antes de treino da seleção brasileira em Quito.| Foto: Rodrigo Buendia/AFP

O técnico Tite permitiu que a imprensa assistisse apenas ao aquecimento dos jogadores da seleção brasileira durante o treino desta terça-feira (30) no Estádio Casablanca, da equipe equatoriana LDU.

O treinador fez questão de explicar que o procedimento foi tomado em caráter de exceção para esconder o time titular de seu adversário de estreia.

Entre outras coisas, ele usaria a atividade para decidir quem será o titular na briga por uma posição à frente do esquema 4-1-4-1: Gabriel Jesus ou Gabriel Barbosa. A decisão de fechar o treino, incomum nos trabalhos de Tite, foi tomada horas antes do treino pelo técnico e sua comissão.

Diferentemente do treino desta segunda (29), quando teve que poupar jogadores que atuaram no final de semana no Brasileiro, casos de Jesus, Lucas Lima e Rafael Carioca, Tite teve à disposição todos os 23 convocados. O zagueiro Marquinhos, do PSG, chegou a Quito nesta terça e participou da atividade.

Nos 15 minutos a que a imprensa teve acesso, os jogadores fizeram uma roda de “bobinho” e se alongaram com a ajuda do preparador físico Fábio Mahseredjian.

Na segunda, Tite já colocou em prática seu esquema tático. A atividade do dia que durou mais tempo consistiu no confronto entre duas equipes de cinco jogadores, além de um goleiro. Um time composto por Daniel Alves, Geromel, Gil, Marcelo e um atleta sub-20 tentava se defender de um ataque composto por outro jogador sub-20, Renato Augusto, Paulinho, Neymar, Gabriel Barbosa e Taison.

Estruturado com uma linha de quatro meias e Gabriel centralizado, o ataque ouviu Tite vibrar com triangulações de Neymar e Taison pelas pontas e infiltrações de Paulinho e Renato Augusto.

Nesta quarta-feira (31), a seleção brasileira fará um treino de reconhecimento do gramado do estádio olímpico Atahualpa, às 18h (de Brasília).

Brasil e Equador se enfrentarão nesta quinta (1º), pela sétima rodada das eliminatórias para a Copa de 2018. O time da casa está na segunda colocação, com 13 pontos, enquanto o Brasil ocupa a sexta posição, com nove.

Casemiro

Além de ter conversado com os jogadores por telefone ou pessoalmente antes de encontrá-los em Quito, Tite, enviou vídeos e material sobre estratégia por meio do aplicativo WhatsApp. Segundo o volante Casemiro, do Real Madrid, a ideia do treinador ajuda no processo de preparação para as partidas contra Equador (1º) e Colômbia (6). “ [Ele manda] vídeos em volta do trabalho dele, sobre o que ele vai pedir dentro de campo. Não tem segredo. Ele mandou vídeos do que vai pedir para nós dentro de campo. É importante chegar e já ter a filosofia que ele quer”, explicou.

A ideia do técnico é contornar a curta convivência com os jogadores ao máximo, e por isso ele tem adiantado o conteúdo tático por meio de telefonemas e mensagens. Sobre a possibilidade de atuar como primeiro volante no esquema 4-1-4-1 que provavelmente Tite colocará em prática na sua estreia, Casemiro diz que seria a opção ideal para ele. “Se for nesse esquema, vai ser mais ou menos como o Real Madrid joga. Estou preparado para fazer o que ele pedir. Não vou falar para vocês que é o 4-1-4-1, mas é claro que fico mais cômodo em desempenhar a função”, explica, ressaltando que as diretrizes táticas de Tite não devem causar surpresa.

“O futebol está assim. Todas as equipes marcam atrás da linha da bola, forte, e saindo no contra-ataque. Não tem segredo. O professor Tite está fazendo o que o mundo está mandando.”

Titular na equipe espanhola, o volante foi alvo de diversas propostas na última janela de transferências do futebol europeu, todas recusadas. Casemiro acredita viver o seu “melhor momento”, diferentemente da seleção, sexta colocada nas eliminatórias e atualmente fora da zona de classificação para a Copa da Rússia. “O momento não é para dar espetáculo, sabemos disso. Temos que vencer e conseguir os três pontos. Temos que pensar jogo a jogo, e não na Rússia. Temos que pensar na vitória, e depois fazer o que o povo brasileiro espera da gente, que é jogar bem, dar espetáculo”, afirmou o jogador.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]