• Carregando...
Gabriel Dias, 19 anos, piloto da Fórmula 3 | James Bearne/ Div
Gabriel Dias, 19 anos, piloto da Fórmula 3| Foto: James Bearne/ Div

Vice-campeão da National Class – espécie de divisão de base da Fórmula 3 Inglesa – no ano passado, o curitibano Gabriel Dias, 19 anos, acertou com a HiTech, uma das equipes de ponta da categoria principal, e mira o título em 2010. Se conseguir, ou pelo menos se mantiver entre os três primeiros, tem certeza de que as portas da Fórmula 1 começarão a se abrir.

A Dallara conquistou os dois últimos títulos, mas Gabriel acredita ter acertado com a melhor equipe – campeã em 2007 com o estoniano Marko Asmer. "Seus pilotos foram segundo e terceiro no ano passado. Fizemos o teste no fim de dezembro, eles gostaram e acertamos ali pela virada do ano", revela, apesar de o anúncio oficial ainda não ter sido feito na Europa. "É um time muito competente. Trouxeram engenheiros que trabalhavam pela BMW na F-1. A expectativa é boa. Totais chances de conquistar o título", projeta.

Campeão da F-3 em 2008, o espanhol Jaime Alguersuari estreou ano passado na principal categoria do automobilismo ao substituir o francês Sébastien Bourdais na Toro Rosso durante a temporada. Vencedor em 2009, o australiano Daniel Ricciardo foi bem nos testes com a Red Bull e pode se tornar piloto de testes da equipe vice-campeão mundial de F-1 – já é integrante do programa de jovens talentos da escuderia.

A chance apareceu para Gabriel justamente no momento em que se considera mais preparado. "É a hora da verdade. Já tenho uma carreira longa, vários títulos no kart. Fui para a Europa e tive de dar um passo atrás por causa de um sério acidente (em 2008). Mas agora estarei em uma categoria de nível altíssimo, reconhecida por todas as equipes de F-1."

O campeonato começa no fim de semana entre 3 e 5 de abril, em Oulton Park. Em vez de duas baterias, serão três por vez. Ou seja, 30 ao longo do ano. "Isso embaralha a disputa. Estratégia será fundamental", diz o piloto curitibano, de olho nos resultados e na possibilidade de queimar etapas, chegando à F-1 sem passar pela GP2. "Os dois que ganharam (a F-3) nos anos anteriores já estão lá. Ficando entre os primeiros, a oportunidade deve aparecer. Pelo menos para piloto de testes..."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]