• Carregando...
O superpivô Yao Ming disputou nove temporadas pelo Houston Rockets | Richard Carson /Reuters
O superpivô Yao Ming disputou nove temporadas pelo Houston Rockets| Foto: Richard Carson /Reuters

O gigante chinês Yao Ming, de 2,29 m, que fez carreira na NBA jogando nove anos pelo Houston Rockets, desistiu de tentar voltar às quadras. Ídolo em seu país e acostumado a frequentar os Jogos das Estrelas da liga norte-americana de basquete, o superpivô revelou ontem que não aguenta mais superar as lesões que o afastaram das duas últimas edições da competição. A aposentadoria se tornou, então, inevitável.

Na temporada 2009-2010 da NBA, o grandalhão fraturou o pé, ficando fora de ação o ano todo. Após uma sacrificante recuperação, Yao Ming voltou a vestir o uniforme do time texano na última edição da liga, mas não conseguiu disputar mais do que cinco partidas antes de novamente voltar ao departamento médico. Uma fratura do tornozelo esquerdo levou-o para a mesa de cirurgia. Na época, ele admitiu que tinha dúvidas se um dia voltaria a atuar.

O chinês chegou a esboçar o fim da carreira anteriormente, mas o nascimento da filha deu forças para que ele tentasse retomar a vida de jogador profissional mais uma vez. Agora, com 30 anos, e tendo seu contrato encerrado no dia 30 de junho com o Rockets, sua trajetória parece mesmo ter encontrado um ponto final.

Além de sensação nos EUA, Yao Ming ajudou a divulgar a NBA na China. Em 2007, o confronto entre ele e o compatriota Yi Jianlian, contratado pelo Milwaukee Bucks, foi assistido por 200 milhões de lares no Oriente. O pivô somou média de 19 pontos e 9,2 rebotes por partida em sua passagem pela liga norte-americana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]