• Carregando...
Junior Urso abriu o marcador em favor do Coritiba, ainda na primeira etapa | Márcio Mercante/Agência O Dia
Junior Urso abriu o marcador em favor do Coritiba, ainda na primeira etapa| Foto: Márcio Mercante/Agência O Dia

O Coritiba conseguiu voltar com um ponto redentor do Rio de Janeiro, depois de empatar em 2 a 2 com o Vasco nesta quinta-feira (16), em São Januário. O gol salvador de Éverton Ribeiro, marcado aos 44 do segundo tempo deu, ao menos temporariamente, um respiro ao time de Marcelo Oliveira, que termina a 17ª rodada fora da zona de rebaixamento.

O meia, que também deu assistência para o primeiro tento, marcado por Júnior Urso na etapa inicial, foi o destaque alviverde na articulação ao lado de Rafinha.

A pior defesa do Campeonato Brasileiro finalmente conseguiu encaixar a marcação, pelo menos no primeiro tempo. Contra o aspirante à líder, Vasco, o Coritiba fez dos contra-ataques a principal arma para reagir depois de três derrotas consecutivas no Nacional. Tática que só foi possível porque os desarmes funcionaram, tanto no meio-campo quanto na defesa, bem postada na primeira metade da partida.

Em noite inspirada de Rafinha, o time teve pelo lado esquerdo um caminho aberto rumo à meta de Fernando Prass, que ostentava, antes da derrota para o Galo na última rodada, uma série de sete jogos sem levar gols. Ao adversário, coube arriscar nas bolas paradas — marca registrada do líder do time Juninho Pernambucano.

Na movimentação intensa dos dois ataques, o Coritiba abriu o placar em um contragolpe certeiro. Após tentativa vascaína, Éverton Ribeiro deixou todo o time carioca na saudade e deixou Júnior Urso na boa para tocar na saída de Prass, aos 21 minutos.

As boas subidas de Lucas Mendes, muito agudo no primeiro tempo, só não se converteram em mais gols na etapa inicial porque Anderson Aquino desperdiçou pelo menos duas oportunidades de marcar.

A marcação, que era a característica de superioridade do time alviverde na etapa inicial de jogo, não foi a mesma na volta do vestiário. A entrada de Carlos Alberto deu nova cara ao ataque vascaíno, que passou a perturbar a paz da zaga coxa. As bolas alçadas por Juninho Pernambucanopassaram a ser mais frequentes, já que o Coritiba apostava nas faltas para frear o ímpeto carioca.

Tanto afinco rendeu pelo menos dois desfalques por suspensão para o Coritiba para a partida contra o Cruzeiro. Impecável na marcação, o volante Willian levou amarelo e está fora do próximo compromisso do Coxa no Brasileirão. Mesma situação do zagueiro Pereira, também amarelado e suspenso.

A pressão vascaína nas bolas paradas não cessava. E quando era superior na criação, encorpada pela velocidade de Carlos Alberto, o time carioca não desperdiçou. Wendel aproveitou o cruzamento de Juninho Pernambucano e, no vacilo da zaga, teve espaço e tranquilidade para virar, aos 42.

O time de Cristóvão Borges ainda comemorava o gol quando um novo contragolpe devolveu o empate ao Coritiba. Lincoln, que entrou no segundo tempo, alçou a bola e encontrou Escudero na entrada da área. O argentino rolou para Éverton Ribeiro e, ao contrário do que fez Aquino na etapa inicial, o jogador não perdoou: pegou de primeira e surpreendeu Prass, a incríveis 44 do segundo tempo.

O resultado deixou o Coritiba fora da zona de rebaixamento, pelo menos até o fim da 17ª rodada. A ansiedade, porém, bate à porta do Coxa, que tem 16 pontos e está empatado com o Bahia — time que abre a zona da degola.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]