Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Paranaense

Goleada garante o Atlético no encalço do arquirrival

Furacão faz 4 a 0 no Paranavaí, ganha ponto extra e só depende de si no octogonal. Apenas o clássico com o Coxa será fora da Arena

Jogadores do Atlético comemoram com Netinho o terceiro gol diante do Vermelhinho, na Baixada, que receberá seis dos sete jogos da equipe na fase final da competição | Hedeson Alves/ Gazeta do Povo
Jogadores do Atlético comemoram com Netinho o terceiro gol diante do Vermelhinho, na Baixada, que receberá seis dos sete jogos da equipe na fase final da competição (Foto: Hedeson Alves/ Gazeta do Povo)
Veja a ficha técnica do jogo Atlético 4 X 0 Paranavaí |

1 de 1

Veja a ficha técnica do jogo Atlético 4 X 0 Paranavaí

A meta era consolidar a segunda posição no Paranaense e só precisar jogar uma partida do octogonal fora de casa, o clássico com o Coritiba, do­­no do supermando. Em seu território, o objetivo foi alcançado com tran­­quilidade. O Furacão goleou o Paranavaí por 4 a 0. Em campo, dois Atléticos bastante diferentes garantiram o ponto extra para a disputa da segunda fase.

No primeiro tempo, uma equipe lenta, que travava na marcação do meio de campo, mas chegava bastante pelas laterais, pecando a cada finalização. No segundo tempo, um time rápido, que chegava com velocidade ao ataque a cada roubada de bola e que sabia manter a posse na meia-cancha.

Os resultados das duas etapas da partida mostram bem o que foi o jogo. No primeiro tempo, o meio rubro-negro nada produziu. A pouca movimentação dos jogadores de criação facilitava a marcação dos volantes do Paranavaí. Enquanto Paulo Baier praticamente não tocava na bola, Netinho se aproximava muito pouco dos atacantes. Com isso, restou à equipe atleticana avançar apenas pelas laterais, mas sem sem resultado, chegando ao gol somente aos 41 minutos, com Bruno Mineiro.

As chegadas atleticanas aconteciam principalmente pelo lado direito, mas com muito poucos acertos. Restou ao técnico Leandro Niehues arrumar a casa no vestiário antes do segundo tempo.

E a conversa surtiu efeito. No segundo tempo, o Furacão passou a cumprir uma das principais orientações do técnico nos treinos da semana: manter a posse a bola para atacar no momento certo e com eficiência.

Logo no primeiro minuto, o zagueiro Rhodolfo fez 2 a 0 com um chute de sem-pulo da entrada da meia-lua. O petardo de Rhodolfo não só aumentou o placar a favor do Rubro-Negro, mas também deu outro ritmo à partida, fazendo com o Atlétivo tivesse confiança para criar e atacar.

Depois do segundo gol, o Furacão passou a fazer exatamente o que não havia feito no primeiro: dominar o meio de campo com inteligência. Uma amostra disso eram os lançamentos precisos de Paulo Baier.

Se o time não conseguia avançar com toques curtos por causa da marcação do Paranavaí, o jeito era recorrer aos passes longos. "Jogamos mais soltos no segundo tempo. Di­­mi­­nuímos a marcação para podermos criar mais. E só tivemos tranquilidade para fazer isso porque saímos na frente no primeiro tempo", avalia o capitão rubro-negro, que no terceiro lançamento preciso ao ataque conseguiu a marcação do pênalti em Bruno Mineiro, convertido por Netinho.

Mesmo com 3 a 0 no placar, o Furacão manteve o ritmo forte até o fim da partida. Principalmente pela direita, com a mudança de comportamento de Raul, que passou de um ala apático na primeira etapa para um apoiador incisivo no segundo. "Realmente não fiz um primeiro tempo bom. Mas no segundo, após conversa com o Leandro, tanto eu, quanto toda a equipe voltamos com mais confiança", admitiu Raul ao fim da partida.

E com tanta confiança deu tempo do Rubro-Negro encaixar mais um, com uma jogada iniciada justamente por Raul. Ao entrar na área pela direita, o ala foi derrubado. Na cobrança do segundo pênalti da partida, Alan Bahia cobrou alto no ângulo direito do goleiro, fechando o placar.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.