• Carregando...

A convocação do técnico Ney Franco desta terça-feira (30) não teve nenhum atleta que defendesse clube paranaense, mas um jogador tem raízes em Curitiba: o goleiro Aleksander do Avaí, de 19 anos, é o único paranaense entre os 25 que foram chamados para o período de treinamento antes da lista final para o Sul-Americano sub-20, que será jogado em janeiro no Peru.

Desconhecido do grande público, tendo no máximo ficado no banco em alguns jogos do Brasileirão, Aleksander Douglas de Faria, curitibano de 1,93 de altura e 86 kg, foi incentivado a ser goleiro pelo pai, um funcionário municipal de Colombo, cidade da região metropolitana de Curitiba, que o encaminhou ao Trieste, clube de futebol amador do bairro de Santa Felicidade, atual vice-campeão da Suburbana na categoria adulta. "O pai dele é o grande responsável pelo sucesso. Ele deu os primeiros treinamentos para o filho e, como viu potencial no garoto, nos encaminhou em 2007", contou o diretor da Stival Sports, empresa parceira do projeto de base do Trieste, Rafael Stival.

Aleksander, que já havia sido chamado duas vezes para a sub-20, era um dos goleiros do time campeão invicto da categoria júnior da Suburbana em 2008, mesmo tendo idade de juvenil, assim como o goleiro vascaíno Lucas Covolan, também saído do Trieste e que tem passagens pelas seleções de base. Aquela equipe venceu todos os 21 jogos que disputou, tendo marcado 120 gols e sofrido apenas dez, um recorde no futebol paranaense. Em 2009, foi encaminhado para o Grêmio, que não o aproveitou. De volta ao Trieste, foi para o Avaí em abril de 2009 e lá está em regime de parceria com o time catarinense. "O trabalho é muito bem desenvolvido. Temos no total 60 atletas, inclusive profissionais. Temos dez goleiros, mais dois que serão nesta semana.Temos parcerias com clubes, onde eles terminam de ser formados. A gente trabalha principalmente questões técnicas", explicou Stival.

O pupilo famoso da academia do Tricolor do Bairro Italiano tem suas qualidades físicas e psicológicas enaltecidas pelo diretor. "ele tem um bom perfil: alto e comunicativo. Muitos, quando crescem, perdem agilidade. Ele foi o contrário. A musculatura dele é definida como delgado e tem uma ótima envergadura. Ele tem uma personalidade forte e se impõe, transmitindo segurança para o resto do time", disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]