• Carregando...

O futuro do paraná na Copa do mundo de 2014 passa hoje pelo gabinete da presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). No começo da tarde, o presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde, se reunirá com o comandante da CBF, Ricardo Teixeira. Ele pretende esclarecer dúvidas sobre o caderno de encargos enviado ao governo estadual há uma semana e que deve ser assinado e entregue novamente à entidade até o fim do mês. Segundo Giovani Gionédis, também levará informações sobre o estádio que o Coritiba planeja erguer no lugar do Pinheirão.

A confirmação da reunião veio do próprio Gomyde. "Sim", respondeu ao ser indagado sobre o encontro, para depois não voltar a atender os telefonemas da reportagem.

A Gazeta apurou os principais motivos que moveriam o encontro. Primeiro, a manifestação oficial do governo do Paraná de que o estado quer ser sub-sede do Mundial. Segundo, uma averiguação mais técnica, quase um conselho: a opinião de Ricardo Teixeira sobre a utilização da Arena na Copa do Mundo.

Antes de definir, até o fim do mês, qual estádio paranaense será indicado como sede, o estado quer saber se a Arena teria, pelos critérios da Fifa, condições de receber a competição. A preocupação é que a Baixada seja rejeitado por estar encravado no meio da cidade.

Por esse motivo também Mário Celso Petraglia deve falar reservadamente com Teixeira nesta semana. O presidente do Atlético só espera uma ligação do dirigente para embarcar ao Rio e defender o seu estádio. Não só dos obstáculos supostamente impostos pelo protocolo da Fifa, mas também da investida do maior rival, que agora acena com uma alternativa oficial à Arena.

Ainda há o projeto da Federação – que, oficialmente, não possui vínculo com a proposta do Coritiba. O presidente da FPF, Onaireves Moura, se reuniu ontem no começo da tarde com o governador Roberto Requião e seu irmão, Maurício, o secretário de Educação. Moura apresentou o projeto do estádio que pretende erguer com a parceria de um investidor estrangeiro, provavelmente captado pela Amsterdam Arena Advisory, consultoria holandesa que ergueu o estádio do Ajax, algumas sedes da Euro-2004, em Portugal, instalações da Olimpíada de Pequim, em 2008 e que já surgiu como parceiro do novo estádio do Grêmio e da ampliação do Palestra Itália.

Moura mostrou desenhos prévios e a garantia de que o estado não gastaria nenhum centavo na construção.

"Encontrei o governador, mas quem tem de falar se gostou ou não do projeto é ele. Não posso falar por ele", disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]