• Carregando...

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, assinou no início da tarde desta quarta-feira uma carta em que o estado se compromete a investir na realização dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro. O evento contou com a presença personalidades do esporte brasileiro e da política carioca.

No evento, foram apresentados planos de transformação do Rio de Janeiro na capital do esporte, através da captação de competições internacionais e implementação do turismo esportivo, além de uma política de incentivo à prática esportiva que já prevê no orçamento de 2007 a possibilidade de renúncia fiscal de R$ 35 milhões.

- O Rio de Janeiro foi mal no Pan. Apenas 10% dos medalhistas pan-americanos moram ou treinam no Rio de Janeiro. Precisamos mudar isso, e esse plano tem essa finalidade também - disse Eduardo Paes, secretário de esporte, turismo e lazer do Rio de Janeiro.

No plano, também estão previstos programas de inclusão social que visam à prática esportiva em comunidades carentes.

- Serão criados projetos de democratização à prática esportiva, como o "Suderj Informa", que atenderá às comunidades carentes; o "Segundo tempo", que é feito na forma de prática esportiva como extensão escolar; "Espaço olímpico", que prevê as reformas de espaços já existentes; "Escolas olímpicas", que se baseia no modelo chinês de identificar talentos nas escolas públicas através de políticas sérias de educação física. Calculamos que 150 mil jovens serão beneficiados com estas iniciativas.

Eduardo Paes também apresentou a segunda fase da política esportiva do Rio de Janeiro para os próximos anos.

- Pretendemos instituir Olimpíadas escolares, Jogos Abertos do Interior, suporte ao desenvolvimento do atleta, criando centros de excelência para a prática esportiva, e o intercâmbio para pólos esportivos nacionais e internacionais. Tudo isso tem como objetivo levar as crianças e os jovens para o esporte, criando uma nova realidade na área social do Rio de Janeiro.

Sérgio Cabral aproveitou a oportunidade para homenagear atletas, dirigentes e treinadores que obtiveram resultados positivos nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]