• Carregando...

São Paulo – O Mundial Masculino de Basquete, em Saitama, Japão, terá uma final inédita entre duas seleções, Grécia e Espanha, que nunca foram nem ao pódio. Uma decisão que valoriza o basquete europeu – os gregos são campeões do continente – e confirma o crescente equilíbrio de forças no esporte e o fim do domínio dos Estados Unidos e dos jogadores da milionária e competitiva NBA. A Espanha venceu a Argentina por um ponto, 75 a 74, num jogo dramático. Já os americanos foram eliminados da disputa do ouro de forma trágica, ao serem derrotados pela Grécia por 101 a 95.

Espanha e Grécia decidem o ouro, no domingo. EUA e Argentina jogam pelo bronze, hoje. Decisões que também têm conseqüências desastrosas para o Brasil, que agora terá argentinos e americanos na briga por duas vagas para Pequim no Pré-Olímpico da Venezuela.

A Grécia é a principal surpresa na final – nas ruas de Atenas, torcedores comemoraram a classificação. Os gregos estavam na chave do Brasil, que derrotaram por dois pontos na fase de classificação, ajudados pelo festival de erros em lances livres dos brasileiros. Coube ao time do técnico Panagiotis Yannakis, com atletas que atuam em clubes da Grécia, Rússia, Espanha e Itália, sem nenhum jogador na NBA, desbancar o show dos astros americanos.

"Para nós, é surpresa perder qualquer jogo", afirmou Carmelo Anthony, do Denver Nuggets. Mas já faz alguns anos que os EUA vêm perdendo de Porto Rico, Argentina Espanha... Agora, da Grécia. No Mundial de Indianápolis (2002), o título ficou com a Iugoslávia. Os EUA não ganham um Mundial desde 1994 – terão de tentar o título na Turquia, em 2010. Ficaram em sexto em Indianápolis e em terceiro na Olimpíada de Atenas (2004). Podem tentar o ouro na Olimpíada de Pequim, em 2008 – com o técnico Mike Krzizewski e LeBron James, Carmelo Anthony e Dwyane Wade, o jovem grupo do Mundial.

A Espanha pode perder sua estrela, o pivô Pau Gasol, do Memphis Grizzlies, que contundiu o pé esquerdo e deixou a quadra numa cadeira de rodas.

Na TV: EUA x Argentina, hoje, às 7h30, no Sportv e ESPN Brasil; Grécia x Espanha, amanhã, às 7h30, no Sportv e ESPN Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]