• Carregando...

O Grêmio deu um suspiro de esperança neste domingo, ao golear o Ipatinga por 4 a 1 e continuar na briga pelo título do Brasileirão. Beneficiado pelo empate do São Paulo diante do Fluminense, por 1 a 1, o time gaúcho levou a definição da conquista para a última rodada.

Além de seguir sonhando com o título, o Grêmio garantiu vaga na Libertadores de 2009, se firmando ao menos na segunda posição. Com a colocação no Brasileirão, a equipe do técnico Celso Roth entra já na fase de grupos da competição continental em 2009. O Ipatinga, por sua vez, acabou rebaixado à Série B, ficando na lanterna, com 34 pontos.

Agora com 69 pontos, a três do líder São Paulo, o Grêmio recebe o Atlético-MG no Olímpico no próximo domingo, pela última rodada. Além de vencer, a equipe gaúcha precisa torcer por uma derrota do time paulista diante do Goiás para ficar com o título. Já o Ipatinga encerra sua participação na Série A de 2009 contra o Fluminense, no Maracanã.

A partida começou lenta em Ipatinga. Com as duas equipes precisando desesperadamente da vitória, os times preferiam a cautela na hora de atacar. Aos três minutos, aconteceu o primeiro lance polêmico do jogo. O lateral Felipe Mattioni tentou invadir a área e foi derrubado por Beto. Os jogadores gremistas reclamaram pênalti, mas o árbitro Evandro Rogério Roman marcou falta fora da área.

Disposto a manter vivas as esperanças de se salvar do rebaixamento, o Ipatinga aproveitou um contra-ataque rápido para abrir o marcador. Aos cinco minutos, Afonso avançou pela direita e cruzou rasteiro. Ferreira furou, mas Pablo Escobar estava atrás para empurrar às redes, já com o goleiro Victor batido na jogada.

À frente no placar, o Ipatinga tentou se fechar atrás para segurar o resultado. Mas acabou mostrando toda a fragilidade de sua defesa, tomando a virada em poucos minutos. Aos 12, o zagueiro Jean apareceu na frente para fazer o cruzamento da esquerda. Marcel estava bem posicionado na área e cabeceou forte sem chances para o goleiro Fred.

Após o empate, o Grêmio continuou pressionando e não demorou para conseguir a virada. Depois de fazer uma bela defesa no chute cruzado de Felipe Mattioni, o goleiro Fred falhou no lance do segundo gol gremista. Souza jogou a bola na área e o zagueiro Jean cabeceou de costas, encobrindo Fred, que saiu mal do gol. Aos 23 minutos, o time gaúcho já passava à frente no placar em Ipatinga.

Quando o relógio marcava 28 minutos do primeiro tempo, o Grêmio ainda ampliou para 3 a 1. Paulinho Dias errou na saída de bola do Ipatinga e entregou para Willian Magrão, na frente da área mineira. O jogador gremista foi esperto para tocar de primeira e achar Marcel. O atacante tocou na saída do goleiro Fred, fazendo o seu segundo na partida.

Ainda no primeiro tempo, o Grêmio segurou as poucas investidas do Ipatinga para garantir a vantagem. Porém, perdeu o atacante Marcel, que sentiu dores e saiu antes do intervalo. No seu lugar o técnico Celso Roth promoveu a entrada do lateral-esquerdo Hélder, deslocando Souza para o meio-campo.

Para o segundo tempo, o Ipatinga voltou modificado, com Anderson no lugar de Beto. Nem a alteração foi capaz de melhorar a atuação do time mineiro, que continuava vulnerável na zaga. Aos oito minutos, o Grêmio não teve dificuldade para marcar o quarto.

O zagueiro Jean apareceu novamente na área adversária e ajeitou o lançamento de cabeça. Léo, que também havia abandonado a zaga, estava na segunda trave para só empurrar ao gol do Ipatinga. O quarto gol praticamente enterrava as chances do time mineiro de se salvar do rebaixamento, já que não tinha mais forças para reagir na partida.

No restante do segundo tempo, apenas o atacante Muller, que substituiu Ferreira, tentou um chute de fora da área e obrigou o goleiro Victor a fazer grande defesa. Com os dois times conformados em campo, o Ipatinga se limitou a tocar a bola e esperar o fim do jogo, enquanto o Grêmio apenas se defendia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]