• Carregando...

Costa do Sauípe, BA – Gustavo Kuerten e Flávio Saretta fazem um duelo brasileiro hoje, valendo vaga nas quartas-de-final do Brasil Open, torneio disputado na Costa do Sauípe, na Bahia. A história desse confronto é cheia de peculiaridades e, desta vez, não deve ser diferente.

Guga está eufórico com sua primeira vitória depois de um ano e meio de jejum, ao passar pelo italiano Filippo Volandri na terça-feira. Já Saretta venceu pela primeira vez na temporada, ao derrotar ontem outro italiano, Alessio Di Mauro, por 6/1 e 6/2.

O primeiro jogo entre os dois aconteceu justamente no Brasil Open, de 2001. Naquela ocasião, Guga era o número 1 do mundo, mas foi eliminado logo na estréia por Saretta. Foi nesse período que o tricampeão de Roland Garros começou a sentir a contusão no quadril, que o levou a duas cirurgias no local e um longo período sem jogar.

Guga passou pela primeira cirurgia em fevereiro de 2002 e realizou a segunda em novembro de 2004. Apesar de todos esses problemas, ele ainda chegou a ganhar o título do Brasil Open por duas vezes, em 2002 e 2004. Agora, já ficaria feliz com uma boa campanha.

"Sinto que a cada jogo meu tênis está melhor", afirmou Guga. "Sei que posso jogar de igual para igual e quem sabe chegando a umas quartas-de-final não embalo e ganho mais confiança."

Diante de Volandri, Guga foi favorecido por uma lesão no ombro do tenista italiano, que o impossibilitou de jogar normalmente. Mas para o brasileiro foi o momento de aproveitar a sorte e marcar sua primeira vitória depois de tanto tempo.

Saretta, ao vencer Guga em 2001, viveu momentos de euforia, mas não teve a trajetória que se esperava de sua carreira. Tem talento para estar entre os 50 primeiros colocados do ranking mundial, mas peca pela irregularidade.

Diante de Guga, ele já perdeu no ATP Tour de Buenos Aires de 2003 e, recentemente, no desafio da Copa Petrobras no Rio.

"Agora estamos num momento diferente", avisou Saretta. "Em 2001, o Guga era o número 1 do mundo, mas vinha de problemas físicos. Acho que o Guga é sempre o favorito, mas hoje em dia já se pode dizer que não sou uma zebra."

Na rodada de ontem do Brasil Open, com jogos ainda bastante atrasados por causa das chuvas, o espanhol Juan Carlos Ferrero estreou com vitória sobre o argentino Sergio Roitman por duplo 6/4. E em duelo de espanhóis, Nicolas Almagro derrotou Fernando Vicente por 6/0 e 6/1.

Já hoje, outro destaque é o brasileiro Thiago Alves, responsável pela eliminação do espanhol Carlos Moya na rodada de abertura. Ele irá jogar diante do argentino Juan Monaco.

- Na TV: Brasil Open, a partir das 14 horas, no Sportv2.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]