• Carregando...

Beneficiado com a queda do italiano Valentino Rossi (Camel Yamaha), o piloto norte-americano Nicky Hayden (Repsol Honda), conquistou neste domingo o título da temporada 2006 da MotoGP ao chegar na terceira colocação no GP de Valência.

A corrida no Circuito da Comunidade Valenciana foi vencida pelo australiano Troy Bayliss, que correu a prova à convite da fábrica Ducati. Ele é o atual campeão na categoria Superbike e havia largado na segunda colocação.

- Durante todo o ano lutamos muito. Sempre sonhei com isso. Pensava que era inalcançável, mas ao final o sonho se tornou realidade - disse um emocionado Hayden, que chorou muito após cruzar a linha de chegada.

O campeonato de MotoGP 2006 foi muito disputado. Nos últimos anos anos se viu uma superioridade do italiano Valentino Rossi, que foi pentacampeão na categoria, conquistando os títulos seguidos desde 2001 até 2005. No ano passado, por exemplo, Rossi venceu 11 dos 17 GPs disputados. Em 2004 e 2003, foram nove vitórias em 16 circuitos. Já em 2002, a superioridade foi ainda maior: 11 conquistas em 16 GPs disputados.

Porém, neste ano, a briga pelo título foi intensa até a última prova. O norte-americano Nick Hayden liderou a competição até o GP de Estoril, em Portugal, com apenas duas vitórias nos GPs de Assen, na Holanda e Laguna Seca, nos EUA. Em uma incrível recuperação, Rossi o ultrapassou na tabela e foi para a última prova com oito pontos de vantagem sobre o rival. No entanto, uma queda no GP da Comunidade Valenciana fez com que o italiano perdesse o título para Nicky Hayden, que venceu duas corridas e encerrou a temporada com cinco pontos de vantagem.

Classificação dos primeiros da temporada 2006:

Nicky Hayden (EUA) - Honda: 252 pontos

Valentino Rossi (ITA) - Yamaha: 247

Loris Capirossi (ITA) - Ducati: 229

Marco Melandri (ITA) - Honda: 228

Daniel Pedrosa (ESP) - Honda: 215

Leia mais: O Globo Online

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]